Aqueles que costumam viajar, provavelmente já vivenciaram algum momento de turbulência no avião. Embora um pouco assustadora, a situação não oferece riscos aos passageiros.
A ocorrência de uma turbulência no avião, nada mais é do que a movimentação do ar. Ela pode ocorrer em condições climáticas pesadas, resultante de nuvens e correntes de ar em regiões montanhosas.
As turbulências são classificadas como leves, moderadas e severas. Já as causas se dividem em mecânica, convectiva e frontal. A primeira é resultado do fluxo do vento contra estruturas sólidas, tais como montanhas e árvores.
A segunda ocorre por variações térmicas de acordo com o período do dia. E por fim, a última delas é causada por uma frente fria em alta velocidade.
Turbulência no avião não é capaz de derrubar a aeronave!
Novamente, mesmo que a sensação seja de medo, não é necessário entrar em pânico. Afinal, toda a estrutura da aeronave é projetada e testada para resistir a forças muito mais pesadas que ela.
Além disso, os testes executados são milimetricamente feitos com o intuito de evitar irregularidades posteriores. Outro fator importante é o sistema de redundância aplicado aos equipamentos. O conceito constitui um equipamento disponível para “substituir” os demais em casos de falhas.
Ou seja, a turbulência no avião está presente na previsão dos cientistas aeronáuticos. Então, sua ocorrência faz parte dos inúmeros testes aplicados na fabricação e manutenção da aeronave, longe de oferecer riscos aos tripulantes.
É possível evitar o mal-estar durante uma turbulência?
Alguns passageiros podem sentir enjoo ou tonturas durante a turbulência no avião, por isso é indicado seguir algumas dicas:
- Se possível, escolha as poltronas localizadas no meio da aeronave e evite as do fundo;
- Sempre coloque o cinto de segurança nos momentos indicados pelos comissários;
- Vá ao banheiro antes da decolagem para auxiliar na circulação sanguínea.
Lembre-se de respirar bem devagar! O exercício de inspirar e expirar auxiliará no momento de tensão.
Buscando solução para os seus problemas aéreos?
Passar por uma turbulência no avião muitas vezes é parte da viagem. Mas e esperar pela sua compensação judiciária? Se você passou por cancelamento e/ou atraso de voo e overbooking, por exemplo, entre em contato com a gente!
Somos uma equipe preparada e especializada em problemas aéreos. Então envie o seu caso e se ele for aprovado você pode receber até R$1000 em 48h úteis! Saiba mais sobre o funcionamento dos nossos serviços.