Ao viajar com uma companhia aérea, é comum que os passageiros queiram entender o modo de precificação das tarifas, como o uso de uma tabela fixa. Especialmente em relação às trocas de milhas, por exemplo. Sendo assim, a Liberfly vai abordar a tabela fixa American Airlines, se ela é utilizada pela companhia e como funciona.
O que é tabela fixa?
A tabela fixa de passagens aéreas é um sistema de precificação. Ela permite que os viajantes reservem bilhetes com milhas ou pontos em programas de fidelidade parceiros. Como o número de pontos são fixados, eles não mudam, independentemente da data da viagem ou da disponibilidade de assentos.
Isso significa que a tabela fixa cobra o mesmo valor por uma passagem independentemente da época do ano ou lotação. Portanto, é diferente da tabela dinâmica, sistema que a maioria das companhias aéreas adere.
Para usar uma tabela fixa, você, primeiro, precisa se cadastrar em um programa de fidelidade para acumular milhas ou pontos. Há várias maneiras de fazer isso, seja voando com a companhia aérea do programa que participa, usando um cartão de crédito com recompensas de milhas ou pontos, ou participando de promoções e campanhas. Com isso, é possível acompanhar pela tabela fixa qual o montante de pontos que precisará acumular para o destino que pretende. Mas, afinal, como funciona a tabela fixa American Airlines?
Tabela fixa da American Airlines
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a companhia não faz o uso da tabela fixa American Airlines para as tarifas aéreas, nem para a troca de milhas. As tarifas de passagens aéreas da American Airlines são dinâmicas, e, portanto, podem variar com base em diversos fatores. Entre eles estão demanda, antecedência da reserva, dia da semana, época do ano, classe de serviço, entre outros.
Mudança na tabela fixa da American Airlines
A mudança da tabela fixa da American Airlines para uma tabela dinâmica no programa de fidelidade AAdvantage aconteceu em abril de 2023. O modelo de precificação 100% dinâmico das passagens prêmio de voos próprios da American Airlines asseguram somente um valor mínimo para os resgates, variáveis de acordo com a região. A boa notícia, no entanto, é que a alteração não interferiu (pelo menos não ainda) nos resgates de passagens em companhias aéreas parceiras.
A American anunciou pela primeira vez sua mudança para preços dinâmicos no final do ano passado. Na ocasião, a diretora-gerente do programa AAdvantage declarou que a intenção é manter os bilhetes de parceiras fora da tabela dinâmica, por enquanto.
Com o término da tabela fixa American Airlines não há como saber quanto de milhas é necessário acumular para a realização da tão sonhada viagem. Por consequência, dificulta a definição do custo do resgate, podendo fragilizar a segurança do viajante em prosseguir apostando no programa de fidelidade ao não saber o que lhe espera lá na frente.
A Liberfly resolve seus problemas aéreos
Passou por uma situação desagradável no voo, como atrasos ou bagagem extraviada, e não sabe como agir? Que tal contar com a ajuda de uma empresa especializada em problemas aéreos como a Liberfly? Após enviar seu relato para análise, damos um prazo de até 48 horas para entregar uma solução em que é possível ganhar até mil reais.