Alta temporada, viagens e mala extraviada: saiba o que fazer

Alta temporada, viagens e mala extraviada: saiba o que fazer nestes casos

A alta temporada é um período emocionante para os viajantes, marcado por férias, celebrações e aventuras. No entanto, junto com a empolgação, surge a preocupação com a possibilidade de ter uma mala extraviada, um contratempo que pode ocorrer com mais frequência durante este período movimentado. A Liberfly te ensina a como agir nestes casos.

Aumento de extravios de bagagem na alta temporada

O crescimento significativo no volume de passageiros durante a alta temporada é um fator que contribui para o aumento do extravio de bagagem. As companhias aéreas e aeroportos enfrentam uma demanda excepcionalmente alta, resultando em um processo logístico mais complexo.

As conexões rápidas entre voos e as mudanças frequentes nas rotas também influenciam na perda temporária de bagagens. Além disso, o clima imprevisível durante algumas épocas do ano, especialmente no verão brasileiro, pode causar desafios adicionais no manuseio eficiente das bagagens.

O que fazer em casos de mala extraviada?

As bagagens despachadas são de responsabilidade das Companhias Aéreas. Segundo a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação (Anac), caso o passageiro tenha a sua mala extraviada, deverá comunicar imediatamente à empresa. Isso poderá ser feito no balcão de atendimento ao cliente no próprio aeroporto, preferencialmente na sala de desembarque ou em local indicado por ela.

problemas com voo

Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem no balcão das companhias aéreas. Além disso, o viajante preenche um Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) com detalhes precisos sobre a sua bagagem e informações de contato. Esse documento é essencial para rastrear e localizar sua bagagem perdida.

Direitos dos passageiros

Ainda de acordo com a regulamentação da Anac, a bagagem poderá permanecer extraviada por no máximo 7 dias, em caso de voos nacionais, e 21 dias, em voos internacionais. Neste prazo, o passageiro terá direito a receber da companhia aérea um ressarcimento por gastos emergenciais pelo período em que estiver sem os seus pertences, para a compra de itens de primeira necessidade. Para isso, guarde os recibos para ter seu reembolso pelas despesas. 

Malas devolvidas com danos e más condições

Não é só em relação à mala extraviada que os passageiros têm seus direitos resguardados. No caso de bagagem que chega em más condições, deverão procurar a companhia aérea assim que constatarem o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque. Este comunicado poderá também ser registrado, por escrito, em até 7 dias após o recebimento da bagagem avariada ou violada.

Nos casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a bagagem por outra equivalente. Já quando a violação acontece, uma vez que se comprova o dano sofrido, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.

Por fim, o passageiro que ainda assim se sentir lesado, mesmo com o amparo da companhia, pode entrar com uma ação de danos morais contra a empresa. Isso passa tanto por situações quanto por valores que considera que perdeu.

Resolva o problema de mala extraviada com a Liberfly

Mala extraviada é uma das maiores frustrações da vida de um viajante. Resolver esta questão pode não ser tão simples como parece, além de todos os prejuízos financeiros e emocionais que ela gera. Se você passou por uma situação como essa e se sentiu lesado, não deixe de contar com a ajuda da Liberfly. Nos envie seu relato para uma avaliação e tenha a chance de ganhar mil reais em até 48 horas.

Marketing Liberfly
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