Cancelamento no aeroporto Santos Dumont: saiba como proceder

Cancelamento no aeroporto Santos Dumont: saiba como proceder

O Aeroporto Santos Dumont, situado no coração do Rio de Janeiro, é um dos mais movimentados do Brasil. No entanto, imprevistos como cancelamentos de voos podem ocorrer, deixando os passageiros em situações desafiadoras. Neste texto da Liberfly, você aprenderá a como agir nestes casos de acordo com seus direitos.

O que fazer diante de cancelamentos de voo no Aeroporto Santos Dumont?

Entre em contato imediatamente com companhia aérea

Ao se deparar com o cancelamento do seu voo no Aeroporto Santos Dumont, a comunicação direta com a companhia aérea é o primeiro passo crucial. Dirija-se ao balcão de atendimento da empresa responsável pelo seu voo e obtenha informações claras sobre os motivos do cancelamento e os detalhes sobre a assistência material. 

Exija seus direitos

É fundamental estar ciente dos seus direitos como passageiro em caso de cancelamento de voo. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabelece diretrizes claras. Se o cancelamento for de responsabilidade da companhia aérea, os passageiros têm direito a assistência material mencionada, que inclui comunicação, alimentação e acomodação, se necessário. Além disso, diante de um cancelamento, os passageiros podem recorrer às seguintes opções:

  • Receber reembolso: em caso de voo cancelado pela companhia aérea, os passageiros têm direito ao reembolso integral da passagem, incluindo taxas.

Se escolher essa opção, a companhia não precisa fornecer assistência material, como acomodação e alimentação. 

  • Embarcar em um novo voo: é seu direito optar pela realocação no próximo voo com o mesmo destino operado pela mesma companhia aérea, incluindo a mesma escala planejada, caso haja uma conexão no itinerário original. Nessa situação, a empresa, ainda, é responsável pela assistência material ao passageiro, o que pode envolver acomodação, alimentação e comunicação, dependendo do tempo de espera e das circunstâncias.
  • Remarcar voo ou ser realocado: Se a companhia aérea cancelar seu voo, você pode optar por selecionar outro voo na data e horário de sua preferência, sem taxas extras. No entanto, ao fazer essa escolha, é necessário abrir mão da assistência material. Outra possibilidade é aguardar no Aeroporto Santos Dumont para ser realocado em um voo de outra companhia aérea.

Posso exigir indenização?

Ao se deparar com um cancelamento de voo no Aeroporto Santos Dumont sem aviso pela companhia, ou com uma alteração de voo em menos de 72 horas, causando atraso de quatro horas ou mais ao chegar no destino, é possível recorrer à indenização. Mesmo que a companhia aérea cumpra com os direitos básicos mencionados, o passageiro pode exigir uma indenização por danos morais.

Garanta seus direitos com a Liberfly

Problemas aéreos como atrasos e cancelamentos de voo são frequentes em aeroportos pelo Brasil e pelo mundo. Apesar dos órgãos reguladores, como a ANVISA, garantirem os direitos aos passageiros em casos assim, nem sempre eles recebem o amparo necessário, ou precisam aguardar um longo tempo. 

Por isso, a Liberfly trabalha para entregar soluções rápidas e sem burocracias aos viajantes. Nos envie seu relato para uma avaliação e tenha a chance de ganhar mil reais em até 48 horas.

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *