Projetada para utilização em situações críticas, a saída de emergência é responsabilidade de todos a bordo. Saiba mais sobre ela no conteúdo a seguir.
Quando se trata da segurança nos voos, entender o funcionamento da saída de emergência é fundamental. Estas portas especiais são identificadas com placas e setas luminosas para permitir a evacuação em caso de uma possível obstrução das saídas principais.
Conheça as principais dúvidas sobre a saída de emergência do avião?
Quem pode ocupar os assentos próximos às saídas de emergência?
A princípio, as companhias aéreas estabelecem critérios específicos para garantir a segurança daqueles que ocupam tais assentos. Estes requisitos geralmente incluem passageiros maiores de 15 anos, fisicamente capazes e que possam ler e compreender instruções de segurança. Lembrando que pode haver diferenças de acordo com a empresa.
Quais são as responsabilidades dos passageiros na saída de emergência?
Os tripulantes que estão sentados próximos à saída de emergência têm uma responsabilidade adicional durante um incidente. Logo, eles devem estar dispostos e aptos a ajudar no processo de evacuação, seguindo as instruções orientadas. Isso inclui abrir as saídas, auxiliar outros passageiros a sair, ou em qualquer outra tarefa necessária.
O que fazer no caso de uma evacuação de emergência?
Se houver uma desocupação de emergência, é importante manter a calma e seguir as instruções vindas da cabine do piloto. Ou seja, utilize as rotas de evacuação indicadas, esteja ciente da saída de emergência mais próxima e priorize a segurança coletiva. Deixe seus pertences para trás e busque sair do avião o mais rápido possível.
Em resumo, compreender o funcionamento da saída de emergência em um avião é essencial para garantir a segurança durante um possível incidente. Mas lembre-se que cada aeronave pode possuir configurações diferentes. Por isso, caso você esteja acomodado próximo a uma delas, redobre a atenção às orientações fornecidas pelo(a) comissário(a) de voo e piloto.
Ainda não conhece os nossos serviços?
Estamos desde 2016 atuando na resolução de problemas aéreos como extravio de bagagem e cancelamento de voo, por exemplo. Então, caso você tenha vivenciado alguma experiência como essa, envie o seu relato pra gente!
Assim podemos avaliá-lo gratuitamente e se aprovado, você tem a chance de receber até R$1000 em 48h úteis. Faça parte dos mais de 15 mil clientes satisfeitos. Entre em contato conosco e fique por dentro dos nossos serviços!