O carro alugado tem sido uma opção funcional tanto para o planejamento de uma viagem, quanto para lidar com demandas diárias. Afinal, é cada vez mais comum ver pessoas aderindo a esse serviço prático. No entanto, os problemas com aluguel de carro podem ser inúmeros, e quando eles aparecem, é importante saber quais os seus direitos e como resolvê-los.
Por isso, preparamos esse conteúdo especial para você ficar por dentro de tudo que envolve problemas com aluguel de carro. Confira!
Quais os problemas com aluguel de carro mais comuns?
Então, diante da quantidade de demandas e questões específicas do aluguel de carros, os problemas que surgem também são inúmeros. Veja os principais problemas que podem ocorrer ao fazer a reserva de um veículo!
Inexistência/cancelamento de reserva
Existem muitas situações que provocam o cancelamento ou inexistência de uma reserva de aluguel de carro, entre elas está o erro no sistema de reservas, problema no cadastro ou negativa do sistema, reserva cancelada sem justificativa, loja fechada ou endereço inexistente.
Problemas no veículo
Os problemas no veículo podem variar desde pane elétrica e falha mecânica até problemas de documentação.
Indisponibilidade do carro alugado
A indisponibilidade pode estar associada ao caso anterior, por exemplo, se o carro reservado apresentar falhas mecânicas. Mas, também pode ocorrer diante da alta demanda, principalmente em períodos de férias e eventos importantes.
Falhas de pagamento e cobranças indevidas
As falhas de pagamento ocorrem, principalmente, por erro humano, geralmente na hora de digitar os dados ou de identificar o pagamento de uma reserva. No caso das cobranças indevidas, se referem aos custos extras que não são informados com antecedência aos clientes.
Diretos garantidos ao consumidor
Em todas essas situações, é importante que o consumidor compreenda que existem direitos que protegem o cliente. Conheça alguns!
Estorno imediato: a locadora deve realizar estorno imediato do valor cobrado indevidamente, sem qualquer prejuízo ou burocracia para cliente.
Reparação por danos: pode incluir o reembolso de custos adicionais incorridos devido ao cancelamento, ou multas, além de danos morais em caso de constrangimento ao cliente.
Reembolso total ou parcial: medida comum para compensar clientes afetados por problemas no aluguel de carro, seja com indisponibilidade ou cancelamento sem justificativa.
Oferta de carro substituto: a oferta de um veículo alternativo na mesma categoria ou superior ao reservado originalmente, sem custo adicional para o cliente.
É claro que alguns desses problemas podem não ser solucionados ao contatar as locadoras, nesse caso, existem outros meios de buscar indenização. E agora que você sabe disso, não deixe de lutar por uma compensação caso enfrente alguma situação com aluguel de carro.