Saiba o que é e todos os detalhes sobre o MEDIF

Saiba o que é e todos os detalhes sobre o MEDIF

Apesar das viagens de avião serem uma das formas mais seguras de viajar, o corpo humano precisa sofrer algumas adaptações por conta da pressurização. Enquanto isso passa despercebido pela maioria das pessoas, para aqueles com condições de saúde especiais pode ser fatal. É por isso que o MEDIF é um documento tão importante para a segurança de quem está a bordo. Venha entender mais sobre ele neste artigo. 

O que é MEDIF e quem deve preenchê-lo?

O MEDIF (Medical Information Form) é um formulário crucial para passageiros que têm necessidades médicas especiais ou condições de saúde que requerem atenção durante o voo. As companhias aéreas utilizam este documento para obter informações médicas essenciais dos passageiros e garantir seu amparo e o bem-estar durante o voo.

Aqueles que sofrem de alguma enfermidade ou estão em quadro de saúde instável devem preenchê-lo. Dessa forma, a própria segurança e a dos demais passageiros não corre risco. Ele também se aplica a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que necessitam de assistência, indivíduos em pós-operatório recente e basicamente a todos aqueles com complicações médicas e que exijam cuidados especiais a bordo.

Como funciona o MEDIF?

As companhias aéreas disponibilizam o MEDIF em seus próprios sites. Ele deve ser preenchido pelo médico responsável pelo paciente com precisão e detalhes completos. Devem constar no documento a condição de saúde atual do passageiro, tratamentos médicos em andamento, medicações prescritas, equipamentos médicos necessários a bordo (como cadeiras de rodas ou cilindros de oxigênio), entre outros. 

Geralmente, o formulário deve ser enviado para a companhia, em, no máximo, 72 horas úteis de antecedência ao voo. Após o envio, a equipe médica especializada em medicina da aviação vai avaliá-lo e fornecer um retorno em até 48 horas.

A aprovação final para viajar depende da avaliação médica e da revisão do relatório pela companhia aérea. Eles podem determinar se é seguro para o passageiro viajar sem restrições, se são necessárias acomodações especiais a bordo ou se é preciso realizar algum tipo de supervisão médica durante o voo.

Além disso, a regulamentação da ANAC que fiscaliza o formulário MEDIF permite que a empresa aérea não autorize o embarque do passageiro. Porém apenas caso os critérios não sejam atendidos.

Qual a finalidade e a importância do MEDIF?

As companhias aéreas desenvolveram o formulário MEDIF para ter conhecimento e prestar toda assistência necessária. Com este relatório, o passageiro em questão garante que terá atendimento prioritário do início ao final da viagem. Lembre-se que isso é algo que todas as companhias devem se comprometer, obrigatoriamente.

Com este relatório em mãos, as empresas aéreas têm acesso às necessidades especiais do passageiro e estão cientes de sua condição. Além disso, este documento assegura alguns direitos adicionais. Em 2007, a ANAC divulgou em sua resolução 9 que, caso o portador de deficiência precise de um acompanhante no avião, a empresa deverá disponibilizar, no mínimo, 80% de desconto no valor da tarifa paga por quem irá o acompanhar. 

Conte com a Liberfly

Se você já passou por situações em que teve seus direitos violados por alguma companhia aérea, não deixe por isso mesmo. É possível chegar a uma solução sem envolver inúmeras questões burocráticas ao contar com os serviços da Liberfly. Nos envie seu relato de problema aéreo para uma avaliação, e tenha a chance de receber mil reais em até 48 horas.

Saiba o que é e todos os detalhes sobre o MEDIF
Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *