Bagagem extraviada em voo nacional: como proceder?

Bagagem extraviada em voo nacional: como proceder?

Embora muito desagradável, a situação de bagagem extraviada é bastante comum. No entanto, ela é um pouco mais simples de se solucionar ao ocorrer em voos domésticos. Confira os detalhes a seguir.

A bagagem extraviada acontece se ao chegar ao seu destino, a mala não está no local. Isso é resultado de eventos como: furto, trocas, perdas decorrentes de conexões e falhas das companhias aéreas.

Como proceder com bagagem extraviada em voo nacional?

Quando a bagagem é extraviada nos voos nacionais é fundamental comunicar o balcão da companhia aérea o quanto antes. Afinal, é de responsabilidade da empresa o destino da mala, contando do momento em que o objeto foi despachado. 

Desse modo, o pagamento tem de ser feito em até sete dias a partir da apresentação dos comprovantes pelo passageiro. No entanto, caso não haja a resolução do problema de imediato, é obrigatória a compensação dos gastos com itens de primeira necessidade. Isso ocorre para os turistas que estiverem fora do próprio município durante o período no qual eles permanecerem sem os pertences.

Lembrando que você tem até 15 dias após o desembarque para comunicar a bagagem extraviada ou a ausência de itens de valor. Mas o indicado é realizar este processo no próprio aeroporto e preencher o  Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

Ele é o registro da ocorrência e ele será o responsável por auxiliar a empresa na resolução do problema de bagagem extraviada. Também é possível registrar uma reclamação diretamente com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Então guarde todos os recibos e registre um Boletim de Ocorrência, se necessário.

A bagagem extraviada é sempre um empecilho, porém, em voos domésticos há mais chances de se encontrar o objeto. Além de claro, a facilidade em não precisar lidar com o obstáculo causado pelo idioma.

Como evitar bagagem extraviada nos voos nacionais?

  • Guarde o comprovante de despacho de bagagem e se possível fotografe o momento no qual você está com a mala, a coloca na esteira, etc;
  • Opte pelos modelos de cores ou estampas diferenciadas;
  • Utilize localizadores por GPS na bagagem;
  • Evite o despache no horário próximo do embarque.

Sua solução para o fim da espera pela compensação jurídica

Você já teve a bagagem extraviada ou passou por cancelamento de voo e até hoje ainda aguarda a compensação judicial? Pois saiba que somos especialistas em problemas aéreos como estes e nossa equipe está preparada para te ajudar!

Basta enviar o seu relato para que possamos avaliá-lo gratuitamente. Se aprovado entraremos em contato e você pode receber até R$1000 em 48h úteis. Faça parte dos nossos mais de 15 mil clientes satisfeitos. Fale conosco e saiba mais!

problemas com voo
Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *