Imagine planejar todo um roteiro de viagem para no fim sofrer com furto de bagagem?! Essa é uma situação que, infelizmente, pode ocorrer com qualquer um.
Antes de mais nada é importante esclarecer a diferença entre roubo e furto. Enquanto a primeira opção ocorre por meio de violência, na segunda os itens são levados sem uso de força ou agressão.
Dessa forma, para evitar tal aborrecimento você deve redobrar a atenção ao chegar no aeroporto. Afinal, é necessário estar atento o tempo todo com as informações de embarque, portões e claro: sua bagagem.
Como lidar com o furto de bagagem?
Por mais que a tecnologia esteja altamente avançada nos tempos atuais, seguranças e câmeras nem sempre são suficientes. Logo, ladrões de bagagem, ou até mesmo funcionários do aeroporto e prestadores de serviço podem violar seus itens.
O furto de bagagem pode ocorrer mesmo antes ou após o despacho, enquanto os passageiros estão distraídos no saguão do aeroporto. Neste caso é fundamental comunicar os seguranças responsáveis e registrar um boletim de ocorrência
Em contrapartida, malas despachadas passam a ser responsabilidade da companhia aérea. É preciso também registrar uma ocorrência e exigir o ressarcimento dos itens pela empresa em até sete dias.
Se por acaso esse prazo não for cumprido, você pode entrar com uma ação judicial na qual haverá indenização pelos danos.
Como evitar?
Por mais que esses obstáculos sejam muitas vezes ignorados pelos criminosos, ainda há chances de dificultar o furto de bagagem:
- Utilize malas com cadeados ou combinações. Você também pode lacrar com plástico para prevenir danos;
- Armazene o comprovante de despacho para conferir tudo depois;
- Declare os bens e apresente o documento durante o check-in.
Por conta dos riscos, dinheiro, joias e demais objetos de valor não devem estar na mala despachada. Para isso, opte por uma bagagem de mão e não esqueça de verificar as demais regras estabelecidas pelas companhias aéreas.
Você precisa conhecer as soluções Liberfly
Já passou por furto de bagagem, ou sofreu com atrasos e cancelamento de voo? Se a sua resposta foi sim, saiba que você não precisa mais se preocupar com isso. Nunca foi tão fácil solucionar seus problemas aéreos!
Entramos no mercado em 2016 e desde então somamos mais de 15 mil clientes satisfeitos. Junte-se a eles enviando seu caso para nós e recebendo parte do seu ressarcimento em até 48 horas. Entre em contato!