A perda da mala de viagem é um problema constante em diversos voos. No entanto, cada companhia possui uma política para acionar o problema e resolvê-lo. Confira o passo a passo para lidar com extravio de bagagem Latam e solucione essa questão o mais rápido possível!
Resolvendo extravio de bagagem Latam
Apesar do extravio de bagagem Latam ser causado pela companhia aérea, é fundamental que o passageiro lesado preste queixa imediatamente. Dessa maneira, ao perceber que a sua mala de viagem não está na esteira adequada, compareça ao balcão da empresa no aeroporto e comunique o infortúnio.
Relatório de Irregularidades de Bagagem
Outro passo importantíssimo quando falamos em extravio de bagagem Latam é preencher o Relatório de Irregularidades de Bagagem (P.I.R) e formalizar a situação. Nele é preciso informar o número do passaporte ou documento de identidade, número do cartão de embarque da viagem que acabou de realizar e o comprovante de bagagem.
Preste atenção, ao fazer a descrição da sua mala perdida, procure ser o mais detalhista possível para ajudar a companhia no quando for localizá-la. Para isso, lembre-se da cor, possíveis características físicas e até mesmo manchas ou danos que ela venha a possuir.
Tempo de espera para solução do extravio de bagagem Latam
Segundo a própria empresa aérea, caso você passe por um caso de extravio de bagagem após voar com a Latam, eles realizarão o processo de busca por até 14 dias. Após esse período, é iniciado o processo de indenização para os clientes lesados. Se você quiser estar por dentro de todo o procedimento, é possível acompanhar por meio do site da companhia. Assim, inserindo o código do seu P.I.R, é possível ver em tempo real o status da sua mala de viagem.
O que a ANAC diz sobre extravio de bagagem
Problema real para muitos passageiros que utilizam vias aéreas no Brasil e no mundo, a bagagem extraviada pode causar muitos danos e até mesmo estragar um momento feliz. Afinal, em muitos casos estamos falando de roupas e pertences pessoais importantes para quem está chegando em um local novo e temporário. Sendo assim, a ANAC possui uma resolução exclusiva para amparar os clientes que enfrentam esse tipo de situação. Nela está descrito que a companhia aérea tem um prazo determinado para devolver a bagagem no local de escolha do passageiro lesado. São eles:
- Voos nacionais – 7 dias
- Voos internacionais – 21 dias
Caso isso não aconteça, você terá até 7 dias para receber a indenização pelo bem extraviado. Além disso, já que estamos falando de uma ocasião que pode causar ainda mais danos, a empresa aérea deverá reembolsar o cliente pelos custos emergenciais. Eles englobam gastos com roupas, calçados e itens de higiene pessoal.
Por outro lado, se você deseja uma resolução mais rápida a respeito da sua bagagem extraviada, fale com a Liberfly. Com toda nossa expertise, podemos ajudar no seu caso logo após as primeiras 24 horas da perda.
Quer ajuda para resolver seus problemas?
Para ter uma solução simples e prática após adversidades em aeroportos ou aviões, entre em contato com a Liberfly. Nós assumimos a sua situação e trabalhamos para evitar todas as dores de cabeça. Se a sua proposta for aceita, você poderá receber R$ 1000,00 em até 48 horas!