Se você teve o voo cancelado têm direitos que precisam ser respeitados. Portanto, se esse é o seu problema, fique calmo, na Liberfly você encontra o suporte que precisa.
Ter o voo cancelado de última hora pode gerar vários transtornos, alterando os planos de viagem, além de causar perda de tempo e dinheiro. A companhia aérea tem o direito de cancelar voos, mas precisa seguir alguns critérios, tais como avisar o passageiro com 24 de antecedência e reacomodá-lo em outro voo com as mesmas condições e destino.
Nesse artigo, vamos te apresentar soluções para esse problema. Por isso, leia com bastante atenção para saber como garantir seus direitos e receber a devida indenização.
Voo cancelado direito do consumidor
Conforme a Lei 14.034 de 05 de agosto de 2020, no parágrafo segundo do artigo terceiro, quando o transportador cancelar o voo, deverá oferecer ao consumidor, quando possível, uma alternativa de reembolso.
Além disso, deverá providenciar reacomodação em outro voo, seja na própria empresa ou terceirização, ou ainda remarcação da passagem aérea, sem que haja ônus para o consumidor.
De acordo com a ANAC, em caso de cancelamento de voo por parte da empresa ou atraso superior a 4 horas, a empresa transportadora deverá reembolsar o passageiro usando o mesmo meio utilizado na compra da passagem.
Todos os direitos dos consumidores devem ser respeitados, tendo em vista os prejuízos que o cancelamento pode ocasionar. Por isso, o consumidor precisa saber qual é o direito do passageiro em voos cancelados.
No entanto, mesmo com conhecimentos sobre suas obrigações, muitas empresas se negam a respeitar o consumidor no que diz respeito ao voo cancelado e direitos. Veja mais:
Como deve ser feito o reembolso?
O consumidor que teve seu voo cancelado terá direito ao reembolso integral do valor pago referente à compra da passagem, no prazo máximo de 7 dias.
O meio de devolução deve ser o mesmo utilizado pelo cliente. Em caso de compras no cartão de crédito, o valor será estornado na fatura.
Há ainda outras formas de compensar o passageiro pelo cancelamento do voo. Veja abaixo:
Reacomodação
O passageiro deverá ser reacomodado em outro voo da mesma companhia ou terceirizada para o mesmo destino.
Em caso de impossibilidade, a companhia deverá reembolsar integralmente o consumidor, incluindo a taxa de embarque.
No entanto, é importante ressaltar que, a reacomodação deverá ser gratuita. Ou seja, sem ônus para o passageiro. Além disso, o próximo voo deverá ser com data e horário próximos ao que foi cancelado, ou conceder a liberdade para o cliente escolher o dia e o horário que melhor lhe atende.
Porém, caso o consumidor opte pelo reembolso financeiro, a companhia fica desobrigada de qualquer assistência material. O passageiro, por sua vez, fica impossibilitado de pedir indenização pelo cancelamento de voo.
Todavia, se o cancelamento ocorrer por falha na comunicação, o passageiro terá direito ao reembolso integral. Em situações de cancelamento de voo os direitos são mantidos, quanto a ação não foi iniciativa do passageiro.
Assistência material
Em caso de cancelamento que inviabilize a viagem, mas o passageiro está nas dependências do aeroporto, a transportadora deverá oferecer assistência material. Ou seja, a empresa deverá fornecer alimentação, transporte e hospedagem, enquanto aguarda o próximo voo.
Indenização
Essa é mais uma forma de compensar o consumidor em caso de cancelamento de voo e direitos respeitados. Se a empresa se recusar a cumprir com suas obrigações, o cliente poderá acionar a justiça e solicitar indenização por danos materiais e morais.
No entanto, ao optar por iniciar um processo judicial, o cliente deverá ter muita paciência, uma vez que a justiça brasileira é bastante lenta.
O que eu tenho direito se meu voo foi cancelado
Diante do cancelamento de voo, os direitos do consumidor precisam ser garantidos, por isso, é importante que o cliente mantenha a calma, mesmo sendo uma situação estressante.
Ademais, documentar os fatos é essencial para reunir todas as provas de que a companhia não cumpriu com suas obrigações. Por isso, guarde todos os documentos relacionados à compra da passagem e registre todas as informações que considerar relevantes.
O próximo passo é entrar em contato com a empresa aérea pelos canais disponibilizados para o consumidor, solicitando as providências cabíveis para solucionar os problemas.
Em caso de recusa em resolver a questão de voo cancelado respeitando o direito do consumidor, o cliente precisa buscar auxílio especializado.
Voo cancelado o que fazer? Como a Liberfly pode te ajudar?
Ter o voo cancelado gera direitos ao consumidor. Sendo assim, em casos em que a empresa não cumpriu com sua obrigação, será preciso buscar auxílio judicial para resolver a situação.
A transportadora pode oferecer a possibilidade de reembolso do valor pago ou reacomodação em outro voo com as mesmas condições do que foi cancelado. Além disso, é preciso oferecer, se necessário, assistência material.
Em casos mais graves, o cliente pode solicitar indenização por danos morais ou materiais. Entretanto, é importante esclarecer que processos judiciais podem demorar anos para serem julgados.
A lentidão da justiça brasileira é um dos grandes empecilhos para que pessoas que enfrentam problemas com companhias aéreas. Tendo em vista a lentidão do sistema judiciário brasileiro.
Sendo assim, buscar auxílio de empresas especializadas em resolver essas questões de forma prática, rápida e eficiente é a melhor maneira de garantir a tranquilidade.
A Liberfly é uma empresa que atua há mais de 9 anos no mercado, visando trazer soluções personalizadas para cada caso de cancelamento de voo, para garantir os direitos dos consumidores.
Trabalhamos conforme o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor para gerir os ativos judiciais com foco na aquisição e antecipação de créditos judiciais consumeristas.
Nossa equipe de profissionais é especializada em voo cancelados e direitos do consumidor. Por isso, trabalhamos com agilidade e eficiência, comprando o problema de nosso cliente.
Após a avaliação das informações fornecidas pelo passageiro, nós avaliamos o problema e oferecemos até R$1.000,00 pelo seu potencial ativo judicial. Ou seja, o consumidor não terá que esperar anos pela resolução judicial e receberá o valor em até 48 horas.
Nosso processo de avaliação é simples, ágil e sem burocracia. Entre em contato conosco ainda hoje e apresente seu problema.
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