Uma dúvida muito comum dos passageiros é: como saber se meu voo foi cancelado?
Existem diversas maneiras de saber sobre o status do seu voo, como através de serviços de consulta do status ou plataformas de monitoramento de voos online.
Caso o seu voo tenha sido cancelado, também vamos trazer um passo a passo do que fazer para ir atrás dos seus direitos e receber compensação em caso de danos morais!
Confira o texto a seguir e descubra como saber se meu voo foi cancelado! Boa leitura!
Como saber se meu voo foi cancelado: veja as diferentes formas
Confira a seguir as principais maneiras de conferir se o seu voo foi cancelado:
Acessando os serviços de consulta do status do voo
A grande maioria das empresas aéreas e agências de viagem oferecem uma ferramenta de consulta de status do voo em seus sites oficiais.
Geralmente, essa opção fica localizada num menu chamado “minhas viagens” ou “minhas reservas”.
Para consultar o voo, basta acessar esse menu e digitar os dados solicitados (CPF, e-mail ou nome, por exemplo) e as informações básicas da viagem, como o localizador ou o número do voo.
Entrando em contato com a empresa
Caso você não consiga descobrir se o seu voo foi ou não cancelado através dos serviços de consulta do status do voo, a segunda opção é tentar em contato direto com a empresa.
Para isso, você terá de usar ao menos um dos 4 canais de atendimento disponibilizados pela agência de aviação.
Geralmente, para a maioria das empresas aéreas, é possível solicitar essa informação através de:
- E-mail;
- Chat no site;
- Telefone.
Nessa opção, também é necessário informar dados pessoais e referentes ao voo para o qual você quer fazer a consulta.
Utilizando plataformas de monitoramento de voos
Existem diversas plataformas de monitoramento de voo que permitem que o passageiro monitore o status de viagem de voos nacionais e internacionais.
Dentre os sites mais populares para fazer esse tipo de consulta, a Liberfly indica:
- Infraero (caso queira consultar os voos nacionais);
- Flightaware (caso queira consultar os voos internacionais).
Para fazer a consulta através desses métodos, algumas informações precisam ser disponibilizadas, como o aeroporto de origem ou destino, o número do voo e a companhia aérea contratada.
Conferindo as informações sobre o local destino e de partida
Conferir as principais notícias e informações sobre o local de destino e partida não informar exatamente se o seu foi cancelado ou não, mas pode te ajudar a se situar melhor e te deixar preparado caso ele venha a sofrer com atrasos.
Isso porque, quando estamos falando de atrasos em voos, existem diversos fatores que podem influenciar na possibilidade de uma viagem ser alterada.
No caso de viagens nacionais, fatores como o clima na cidade de destino e partida, por exemplo, podem atrasar ou até mesmo cancelar um voo.
Além disso, situações como desastres naturais, colapsos ou qualquer outra emergência que requer que o governo use parte do espaço aéreo para prestar socorro, por exemplo, também podem causar atrasos em voos nacionais.
Já quando estamos falando de viagens internacionais, existem ainda mais fatores dos quais você deve se educar para se situar melhor, como por exemplo:
- Qual a política de combate à COVID-19 do país em questão;
- Principais conflitos políticos ou guerras na região de destino ou no trajeto do voo;
- Restrições impostas pelo governo local;
- Desastres naturais;
- Instabilidade climática;
- Fechamento de aeroportos;
- Fechamento de fronteiras.
Portanto, a melhor forma de não ser surpreendido é se informando sobre o local destino e até mesmo sobre o trajeto que você vai percorrer, a situação no país em que você vai fazer escala, por exemplo e
Como acompanhar meu voo?
Veja a seguir as principais maneiras de acompanhar o status do seu voo nas principais companhias aéreas nacionais:
Como saber se meu voo foi cancelado Gol?
Se você comprou uma passagem aérea com a Gol e quer saber se o seu voo foi cancelado, então o primeiro passo é entrar na aba Status de voo, no site da companhia aérea.
É só ter em mãos o número do voo e a data para consultar o status de qualquer voo da companhia aérea.
Como saber se meu voo foi cancelado LATAM?
Já se você comprou uma passagem aérea com a LATAM e quer saber se o seu voo foi cancelado, então deve entrar na aba Status de voos, no canto superior direito da página inicial da empresa.
Você pode fazer a busca pelo número do voo, onde vai ter de preencher os dados do número do voo e a data, ou através da rota, em que vai ter que colocar o aeroporto de destino e o de origem.
Como saber se meu voo foi cancelado Azul?
Por fim, se você comprou uma passagem aérea com a Azul e quer saber se o seu voo foi cancelado, então deve entrar na aba Status de Voo, que fica no menu superior do site.
Assim como na LATAM, você pode buscar o seu voo pelo número, ou através da rota, em que vai colocar a origem e o destino.
O que acontece quando a companhia aérea cancelou o voo?
Uma vez que uma companhia aérea cancelar um voo, você tem 3 opções:
- Receber o reembolso integral ou voucher no valor total da passagem;
- Embarcar no próximo voo da companhia aérea;
- Ser realocado em outro voo de outra companhia aérea.
Entretanto, existem casos em que o cancelamento do voo ou o mero atraso gera danos morais, como a perda de um compromisso muito importante ou danos materiais causados por conta do atraso ou cancelamento do voo.
Se esse for o seu caso, faça uma avaliação com a Liberfly! Vamos te ajudar a ir atrás dos seus direitos e podemos até fazer um adiantamento da sua indenização!
Voo cancelado em cima da hora: O que você deve fazer?
Como vimos, quando o voo é cancelado em cima da hora, existem 3 opções: reembolso integral ou voucher, embarcar no próximo voo da empresa aérea ou ser realocado em outro voo de outra companhia.
No caso do cancelamento ou do atraso ter gerado algum tipo de dano moral ou material, então você deve começar seguir outros passos se quiser aumentar as suas chances de conseguir uma indenização. Confira:
Considere as opções oferecidas pela companhia aérea
Em primeiro lugar, se você ainda quer chegar no local de destino, mesmo que atrasado, então leve em consideração todas as propostas da companhia aérea.
Como vimos, existem basicamente 3 opções e uma delas é receber o reembolso ou voucher e ficar por isso mesmo, o que não é uma opção nesse caso.
Portanto, se você quer chegar ao seu destino o mais rápido possível considere ir no próximo voo da companhia aérea ou ir em outro voo de outra companhia.
Em ambos os casos, enquanto passageiro, você tem uma série de direitos que devem ser supridos pela companhia aérea, como a assistência material a partir de 2 horas de atraso e os direitos se acumulam conforme as horas vão passando.
Por exemplo, se você tiver de esperar mais de 2 horas para ser realocado em outro voo, então também tem direito a alimentação.
Se tiver de esperar mais de 4 horas, além da refeição, tanto você quanto seus acompanhantes também têm direito à hospedagem (caso não seja sua cidade de residência) e transporte até o local e de volta ao aeroporto ou execução de serviço por outra modalidade de transporte.
Peça o reembolso e compre outra passagem
Se você estiver no aeroporto e ver que o seu voo foi cancelado, mas que tem outro em outra companhia aérea para o mesmo destino e com vagas, então é possível tentar essa opção.
Entretanto, não é aconselhável fazer isso em feriados ou em épocas do ano em que os aeroportos costumam ficar muito cheios, pois pode ser que você não encontre outro assento livre para você e os seus acompanhantes.
Nesses casos, o mais seguro é saber os seus direitos e negociar com a companhia aérea alguma forma de ir para o seu destino.
Colete todas as provas
Caso o seu voo tenha sido cancelado e isso tenha trazido algum tipo de dano material ou moral, então é muito importante que você colete todas as provas necessárias para entrar na justiça e conseguir a sua indenização.
Por isso, aqui na Liberfly recomendamos que você sempre tenha em mãos:
- O cartão de embarque (seu e dos seus acompanhantes) do voo cancelado ou atrasado;
- O cartão de embarque (seu e dos seus acompanhantes) do voo em que você foi remanejado;
- E-mail de confirmação de compra da passagem;
- Uma declaração do ocorrido emitida pela companhia aérea.
Se possível, também é interessante que você colete outras provas que fortaleçam o seu caso. Por exemplo, se você comprou ingressos para um show ou algum evento esportivo e foi impedido de ir por conta do cancelamento do voo, então guardar o bilhete também é essencial para fortalecer o seu caso e garantir que vai receber os seus direitos.
Já se o atraso no voo fez com que você perdesse uma reunião importante, por exemplo, colete o máximo de provas possíveis, desde e-mails, conversas no WhatsApp / Telegram, ou qualquer outra forma de provar os danos causados pelo cancelamento do voo.
Voo cancelado: quais são seus direitos?
Quando um voo é cancelado, os passageiros têm direitos que devem ser supridos pela companhia aérea responsável.
Como vimos ao longo do texto, basicamente, você tem direito ao reembolso integral ou a recolocação em outro voo da mesma companhia ou de outra companhia.
Se o atraso nessa realocação for maior superior a uma hora, a empresa tem a obrigação legal de oferecer um método de contato direto com os passageiros.
Se o atraso for superior a duas horas, então a companhia aérea deve oferecer uma forma de alimentação para o passageiro.
Por fim, se o atraso for superior a quatro horas, então você tem a opção de pedir o seu reembolso ou remarcar o seu voo.
Se você tiver de remarcar o seu voo e se encontra na cidade em que reside, então a empresa aérea deve fornecer um método de transporte até a sua casa e de volta ao aeroporto na data remarcada.
Já se você estiver em uma escala ou não estiver na sua cidade de residência, então a empresa aérea tem a obrigação de fornecer um local para você e seus acompanhantes passarem a noite.
Se ainda assim você quiser chegar até o destino o mais rápido possível, a companhia aérea tem de oferecer uma outra forma de chegar até o destino por outro meio de transporte, entretanto, não é sempre que essa opção está disponível.
Conclusão: Voo cancelado? A Liberfly te ajuda!
Se o seu voo foi cancelado e você teve algum tipo de prejuízo material ou moral por conta disso, então pode contar com os serviços da Liberfly!
Somos uma solução inovadora para os processos judiciais envolvendo companhias aéreas e temos um processo automatizado de análise que pode te garantir até mesmo um adiantamento da sua indenização!
Entre em contato com a Liberfly e resolva os seus problemas com voo cancelado!