Se você precisa remarcar ou pedir o reembolso de um cancelamento de voo LATAM, esse conteúdo é para você.
Existem diversos fatores que fazem um voo ser cancelado ou reagendado. Por isso, é importante que o cliente esteja ciente de todos os seus direitos e prazos, tanto para conseguir receber seu dinheiro de volta como também para reprogramar a viagem.
Se você está com uma passagem de viagem em mãos que foi cancelada e não sabe o que fazer, continue a leitura. Vamos responder às principais dúvidas sobre o tema!
Condições para cancelamento de voo LATAM
Você pode cancelar o seu voo na LATAM a qualquer momento. Entretanto, estará sujeito a algumas taxas de cancelamento por parte da companhia aérea.
Com a crise do coronavírus, contudo, a companhia aérea flexibilizou as suas políticas de reembolso e alteração de datas de voo ou destinos.
Caso você não saiba quando vai poder voar, dependendo das condições do seu bilhete, é possível solicitar o reembolso dos valores pagos pela passagem, taxa de embarque e serviços adicionais, tenha o bilhete sido comprado em dinheiro ou com Pontos ou Milhas LATAM Pass.
Se você teve de alterar o seu voo, mas ainda não sabe quando poderá viajar de novo, a sua passagem fica em aberto para que você altere a data mais adiante.
Nesses casos, quem desejar pode solicitar um reembolso.
Quando você desiste de viajar
Já se o seu voo não foi alterado, mas você acaba desistindo voluntariamente de viajar, é necessário avisar a empresa antes da viagem original para poder alterar a data do voo ou deixar as passagens em aberto. Assim o valor pode ser usado como crédito em uma nova compra.
Todo esse processo ocorre diretamente pela Central De Vendas e Serviços ou então por meio da sua agência de viagens.
Caso você ainda queira o reembolso, ele será feito conforme as condições da tarifa no momento da sua solicitação.
Pedindo o reembolso
Primeiro será necessário preencher um formulário de solicitação de reembolsos, no qual você deverá informar o seu código de reserva e o número do seu ticket. Trata-se de uma solicitação individual. Portanto, caso a sua reserva inclua mais de um passageiro, cada um deverá preencher seu próprio formulário separadamente.
Além disso, se você comprou as suas passagens em uma agência de viagens ou em algum site de viagens (como Decolar ou Kayak, por exemplo), será necessário entrar em contato diretamente com esses serviços para gerenciar o reembolso.
Quando você opta pelo reembolso na LATAM, o valor correspondente à tarifa da passagem aérea pode ser convertido em um Travel Voucher. Você irá recebê-lo no seu celular e pode utilizá-lo em até 18 meses. O reembolso dos valores de taxas e impostos funciona da mesma maneira.
Contudo, se a companhia aérea lhe disser que só é possível receber o seu reembolso em Vaucher, saiba que eles estão cometendo um erro. Na verdade, todo passageiro é um consumidor e, por esse motivo, pode exigir um reembolso em dinheiro.
Caso você queira o reembolso em dinheiro e não esteja interessado em Vaucher, procure pelos seus direitos. A empresa aérea não pode negá-lo.
Tem como cancelar passagem aérea LATAM?
Sim! É possível cancelar uma passagem aérea da LATAM de várias formas bem simples, como através do site ou do atendimento via telefone.
Entretanto, é importante lembrar aqui que, caso você realmente decida cancelar ou alterar a sua passagem de dia, pode ser necessário desembolsar um valor extra referentes à taxa de cancelamento e/ou alteração de voo.
O que você precisa saber sobre cancelamento de voo LATAM?
Uma das coisas mais importantes que você precisa saber sobre o cancelamento de voo LATAM é que a companhia aérea pede que os seus passageiros liguem apenas se forem voar dentro das próximas 48 horas.
A justificativa é de que a pandemia de coronavírus gerou uma situação sem precedentes, que faz com eles tenham de lidar com um volume extraordinário de ligações na Central de Vendas e Serviços da empresa.
Sendo assim, se o seu voo não está programado para sair dentro das próximas 48 horas, você pode tentar outros canais de atendimento ou seguir o passo a passo que vamos explicar a seguir.
Cancelamento de voo LATAM: Como fazer?
Existem 2 formas de fazer o cancelamento de voo na LATAM: através do site ou através da Central De Vendas e Serviços. Entenda como fazer o cancelamento através desses modos nos tópicos a seguir:
Através do site
Uma das formas de fazer o cancelamento de voo na LATAM é através da empresa, que você pode acessar clicando aqui.
Acesse o site e faça o seu login. Em seguida, é só executar o seguinte passo a passo:
- Procure a opção “administre seus voos” e clique nele;
- Escolha a opção ˜Cancelamento˜;
- Informe o Código Localizador;
- Clique em ˜Pesquisar Viagem˜;
- Escolha o voo em específico;
- Solicite o cancelamento da passagem aérea.
A companhia aérea provavelmente te oferecerá o reembolso através de um Voucher. Você não é obrigado a aceitar e pode escolher a opção de um reembolso em dinheiro.
Como cancelar a passagem LATAM por telefone?
Para cancelar a sua passagem LATAM por telefone, você vai precisar ligar para a Central de Vendas e Serviços ou para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Confira a seguir com quais números você pode entrar em contato para cancelar sua passagem LATAM:
- 0800 0123 200 – SAC para todo o Brasil;
- 0800 0123 200 – SAC para todo o Brasil;
- 55 11 2820 4816 – SAC para passageiros ligando do exterior;
- 55 11 2820 4816 – SAC para passageiros ligando do exterior.
- 0300 570 5700 – Central de Vendas e Serviços para todo o Brasil;
- 4002 5700 – Central de Vendas e Serviços exclusivo para capitais brasileiras;
- 55 11 4002 5700 – Central de Vendas e Serviços para passageiros ligando do exterior;
- 0800 055 5500 – Central de Vendas e Serviços Para passageiros com dificuldades auditivas.
Além disso, você também pode entrar em contato com o assistente virtual da companhia aérea pelo WhatsApp. Basta criar um novo contato com o número a seguir e iniciar uma nova conversa:
- + 56 9 68250850.
Qual a taxa de cancelamento da LATAM?
As taxas de serviço para cancelamento de voo na LATAM variam de acordo com o tipo de resgate. Confira a seguir uma lista com as principais taxas de cancelamento na LATAM:
- Para voos domésticos (dentro do Brasil) – R$250,00
- Para voos dentro da Argentina – US$ 60,00 (R$308,72)
- Para voos dentro do Chile – US$ 60,00 (R$308,72)
- Para voos dentro da Colômbia – US$ 30,00 (R$154,36)
- Para voos dentro do Equador – US$ 25,00 (R$128,63)
- Para voos dentro do Peru – US$ 60,00 (R$308,72)
- Para voos entre países da América do Sul – US$ 100,00 (R$514,53)
- Para voos entre países da América do Sul e Estados Unidos – US$ 250,00 (R$1.286,33)
- Demais voos internacionais – US$200,00 (R$1.029,06)
Lembrando que os valores em reais (R$) para voos internacionais estão feitos com base no câmbio de Fevereiro de 2022, no valor de R$5,15.
Por isso, o valor cobrado no momento em que você fizer o cancelamento pode ser diferente, já que ele é feito com base na cotação do dólar no dia.
LATAM: Como remarcar voo cancelado?
Após realizar a confirmação de que, de fato, houve o cancelamento do seu voo LATAM, é possível remarcar a viagem através do site da companhia aérea.
Após realizar o login no site da LATAM, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o site da LATAM e clique em “Minhas Viagens”;
- Na sequência, selecione a opção “Administrar suas viagens”;
- Nessa aba, você poderá remarcar o voo ou solicitar o reembolso da passagem.
Durante a pandemia de CONVID-19, a LATAM adotou políticas mais flexíveis para que os passageiros pudessem ter um tempo maior para alteração de voos e destinos para todas as passagens internacionais e nacionais compradas até o dia 18 de julho de 2020.
Se esse for o seu caso, é importante entrar em contato com a companhia para verificar suas condições para remarcar a viagem.
Em resumo, se o seu voo foi cancelado ou reprogramado durante a pandemia, é possível remarcar a data sem qualquer custo, podendo manter a mesma origem e o mesmo destino na mesma cabine.
Para conseguir remarcar o voo, é importante confirmar a validade do bilhete, que tem o prazo de 12 meses após a data da compra. Outra opção para reprogramar a viagem é através do aplicativo da LATAM. Nele, basta acessar com o código da reserva que está disponível na passagem e o sobrenome do passageiro.
Esse código é uma sequência de 6 letras, como no exemplo a seguir: VBCGGH.
Reembolso LATAM: como funciona e como solicitar?
Para receber o seu reembolso LATAM, é preciso que você saiba que a cia cobra a taxa de acordo com o perfil de tarifa do bilhete que você comprou.
Após fazer a solicitação do reembolso, ele inclui todos os voos da mesma passagem e você não pode cancelar o reembolso. Outro ponto importante é a validade da passagem. Depois da compra, a passagem possui um prazo de validade de até 1 ano.
Contudo, se você utilizou a sua passagem de forma parcial, ainda tem um prazo de 1 ano depois do primeiro trecho em que você fez a viagem para pedir o reembolso.
Confira a seguir as principais formas de pedir reembolso na LATAM.
Ligue no SAC ou na Central de Vendas e Serviços
A primeira forma de fazer o cancelamento de uma passagem LATAM é ligando no Serviço de Atendimento ao Cliente ou na Central de Vendas e Serviços da empresa.
Confira a seguir os principais números onde você pode encontrar atendimento:
- 0800 0123 200 – SAC para todo o Brasil;
- 0800 0123 200 – SAC para todo o Brasil;
- 55 11 2820 4816 – SAC para passageiros ligando do exterior;
- 55 11 2820 4816 – SAC para passageiros que estão ligando do exterior.
- 0300 570 5700 – Central de Vendas e Serviços para todo o Brasil;
- 4002 5700 – Central de Vendas e Serviços exclusivo para capitais brasileiras;
- 55 11 4002 5700 – Central de Vendas e Serviços para passageiros ligando do exterior;
- 0800 055 5500 – Central de Vendas e Serviços Para passageiros com dificuldades auditivas.
Quando ligar, tenha o número da sua passagem, do seu ticket e todas as informações necessárias para que o atendente localize seu voo e faça o cancelamento.
Peça o seu reembolso pela internet
A outra forma de conseguir um reembolso por uma passagem LATAM é no próprio site da empresa aérea, que você pode acessar clicando aqui.
Faça o login na página e clique na aba “Minhas Viagens”. Em seguida, clique na opção “Administrar suas Viagens”e faça o pedido de reembolso.
Vá até a sua agência de viagens
Se você comprou as suas passagens através de uma agência de viagens, então não será possível fazer o cancelamento da passagem e o pedido de reembolso através dos canais de atendimento da própria LATAM.
Nesses casos, você deve entrar em contato com a sua agência de viagens e solicitar o cancelamento e o reembolso da passagem.
Onde verificar o andamento do reembolso LATAM?
Se você já realizou o pedido de reembolso do seu voo cancelado na LATAM e deseja conferir o andamento do processo, basta seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse o site LATAM Pass;
- Faça o login informando seu CPF ou número de cliente LATAM PASS e senha;
- Depois, acesse o menu Shopping;
- Na área “Minha Conta” e escolha a opção “Meus pedidos”;
- Após realizar o resgate, você deve receber por e-mail a informação do status do pedido.
Caso você não tenha recebido por e-mail a atualização do andamento do reembolso, verifique sua caixa de spam.
Se mesmo assim não for possível verificar o andamento do reembolso LATAM, entre em contato com a companhia aérea através dos números de contato para atendimento ao cliente.
Conte com a Liberfly
Como vimos ao longo do texto, é fácil fazer o cancelamento de voo LATAM.
Na verdade, existem 3 opções: ligar no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou Central de Vendas e Serviços, através do site da empresa ou, se for o caso, na própria agência de viagens onde você realizou a compra dos bilhetes.
Lembre-se: se a companhia aérea oferecer o reembolso em Vaucher, você não precisa aceitar e pode exigir o valor em dinheiro. Em casos de problemas com companhias aéreas, entre em contato com a LiberFly! Podemos te ajudar com um adiantamento da indenização em troca do seu ativo judicial.
8 Comments
Eu quero cancelar uma passagem
Olá Ranielton, tudo bem?
Você precisa entrar em contato com a companhia aérea ou a agência para pedir o cancelamento!
A equipe Liberfly agradece!
Precisei cancelar uma passagem com a Latam, paguei R$916,00 em único trecho e me reembolsaram R$35,00. Consigo processar a empresa?
Olá, fiz a compra e cancelei e eles só me reembolsaram as taxas o que fazer?
Olá! Tenho uma passagem comprada pro dia 06/06/2023 com meu ex-namorado! Como posso cancelar já que terminamos o namoro?
Olá Roselaine, tudo bem?
Cada companhia áerea tem seu modelo para cancemento de passagem. Você precisa entrar em contato com a companhia áerea responsável pelo seu voo.
Agradecemos pelo seu contato!
Eu comprei a passagem na data errada como vocês pode me ajudar é pro dia 27de fevereiro acabei descuido colocando pro dia 27 de março sendo que era pro dia 27 de fevereiro quero que vocês possa trocar a data data dia 27 de março pro dia 27 de fevereiro ??
Eu não sou uma companhia aérea nem tenho a capacidade de realizar transações ou alterações em passagens. Recomendo que entre em contato diretamente com a companhia aérea com a qual você fez a reserva para solicitar a alteração da data da passagem. Muitas companhias aéreas têm políticas específicas para lidar com alterações de datas e podem oferecer opções dependendo das condições do seu bilhete. Certifique-se de entrar em contato o mais rápido possível para aumentar suas chances de resolver a situação da melhor maneira possível.