Embora muito desagradável, a situação de bagagem extraviada é bastante comum. No entanto, ela é um pouco mais simples de se solucionar ao ocorrer em voos domésticos. Confira os detalhes a seguir.
A bagagem extraviada acontece se ao chegar ao seu destino, a mala não está no local. Isso é resultado de eventos como: furto, trocas, perdas decorrentes de conexões e falhas das companhias aéreas.
Como proceder com bagagem extraviada em voo nacional?
Quando a bagagem é extraviada nos voos nacionais é fundamental comunicar o balcão da companhia aérea o quanto antes. Afinal, é de responsabilidade da empresa o destino da mala, contando do momento em que o objeto foi despachado.
Desse modo, o pagamento tem de ser feito em até sete dias a partir da apresentação dos comprovantes pelo passageiro. No entanto, caso não haja a resolução do problema de imediato, é obrigatória a compensação dos gastos com itens de primeira necessidade. Isso ocorre para os turistas que estiverem fora do próprio município durante o período no qual eles permanecerem sem os pertences.
Lembrando que você tem até 15 dias após o desembarque para comunicar a bagagem extraviada ou a ausência de itens de valor. Mas o indicado é realizar este processo no próprio aeroporto e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).
Ele é o registro da ocorrência e ele será o responsável por auxiliar a empresa na resolução do problema de bagagem extraviada. Também é possível registrar uma reclamação diretamente com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Então guarde todos os recibos e registre um Boletim de Ocorrência, se necessário.
A bagagem extraviada é sempre um empecilho, porém, em voos domésticos há mais chances de se encontrar o objeto. Além de claro, a facilidade em não precisar lidar com o obstáculo causado pelo idioma.
Como evitar bagagem extraviada nos voos nacionais?
- Guarde o comprovante de despacho de bagagem e se possível fotografe o momento no qual você está com a mala, a coloca na esteira, etc;
- Opte pelos modelos de cores ou estampas diferenciadas;
- Utilize localizadores por GPS na bagagem;
- Evite o despache no horário próximo do embarque.
Sua solução para o fim da espera pela compensação jurídica
Você já teve a bagagem extraviada ou passou por cancelamento de voo e até hoje ainda aguarda a compensação judicial? Pois saiba que somos especialistas em problemas aéreos como estes e nossa equipe está preparada para te ajudar!
Basta enviar o seu relato para que possamos avaliá-lo gratuitamente. Se aprovado entraremos em contato e você pode receber até R$1000 em 48h úteis. Faça parte dos nossos mais de 15 mil clientes satisfeitos. Fale conosco e saiba mais!
2 Comments
Minha bagagem foi extraviada
Olá Ilani, tudo bem?
Vou te o link onde você pode falar com um consultor a respeito do seu caso:
Quero resolver meu problema de bagagem extraviada
Preencha alguns dados e entrarão em contato contigo. por e-mail.
Agradecemos pelo seu contato!