A necessidade de cancelar reserva de hotel por falta de limpeza, não é algo que se espera para quem vai viajar. No entanto, qualquer viajante está sujeito a problemas com a hospedagem, então hoje nós esclarecemos o que fazer nestes casos. Confira.
Planejar a estadia em um hotel geralmente envolve promessas de conforto e limpeza. Mas ao chegar no destino, a realidade pode ser bem diferente das expectativas, o que resulta no questionamento da necessidade de cancelar reserva.
Precisarei cancelar reserva de hotel por falta de limpeza, e agora?
Primeiramente, avalie a situação de forma racional. Certifique-se de que a falta de limpeza é um problema significativo, que só será solucionado ao cancelar a reserva. Fotografias e vídeos podem ser úteis como evidências caso seja necessário mais tarde.
Verifique as políticas de cancelamento do hotel
O processo de cancelar reserva pode variar de acordo com cada país. Por isso, antes de tomar qualquer medida, verifique as políticas do hotel em relação a cancelamentos, reembolsos e reclamações. Essas informações geralmente estão disponíveis no site do hotel ou no documento de confirmação da reserva.
Contate a recepção do hotel
Caso a falta de higiene se mostrar evidente e inaceitável, contate imediatamente a recepção do hotel. Descreva educadamente os problemas encontrados e solicite uma solução. Afinal, muitos estabelecimentos estarão dispostos a corrigir inconvenientes para manter a satisfação do cliente e não será necessário o ato de cancelar reserva.
Registre a reclamação por escrito
Uma vez que a conversa com a recepção não resolveu o problema, é preciso registrar a reclamação. Envie um e-mail para o hotel descrevendo detalhadamente a situação, anexe fotos e vídeos, se disponíveis. Dessa forma você cria um registro documentado da sua insatisfação e justificativa de cancelar a reserva.
Contate a plataforma de reservas (se houver)
Caso você tenha feito a reserva por meio de uma plataforma online, como Booking.com ou Airbnb, entre em contato com o SAC da empresa. Desse modo, eles podem auxiliar na resolução do problema ou fornecer orientações de como proceder.
Ainda é importante relembrar que, de acordo com a lei brasileira, os hóspedes têm o direito de cancelar reserva gratuitamente. Porém, isso deve ocorrer em até 7 dias após a confirmação de reservas feitas por e-mail, telefone ou site.
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