Viajar pode até ser divertido e prazeroso, no entanto, tem aqueles “contras” que fazem parte do roteiro. Os longos trajetos, as escalas, as conexões… sem contar nas horas que se passa sentado, o que pode acarretar em dor na coluna, nas pernas etc. Mas saiba que adotar alguns hábitos na viagem pode diminuir estes incômodos.
Cuidados com a coluna nas viagens de avião
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as dores nas costas atingem 80% da população. A causa é determinada por muitos fatores, sendo que a situação pode se agravar se ficarmos na mesma posição durante muito tempo.
É por isso que a dor na coluna costuma ser recorrente nas viagens de avião, especialmente nos trajetos longos, em que passamos longos períodos sentados. Outro motivo para isso são as poltronas pouco ergonômicas e sem espaço suficiente para se acomodar, como as da classe econômica.
Mas não se preocupe, abaixo a Liberfly separou algumas dicas para amenizar – ou lidar – com este desconforto nos voos.
Atenção ao fazer as malas
Carregar a mala pra lá e pra cá pode ser um forte agravador da dor nas costas nas viagens. Então, se atentar para sua preparação já é um passo para evitar isso. Busque nunca fazê-la pesada demais para não dificultar sua locomoção. E por falar nisso, o ideal é utilizar as malas de rodinhas para não sobrecarregar a coluna.
Quanto a isso, tenha cuidado também com os movimentos bruscos, especialmente naqueles que exigem esforço como na hora de colocar a bagagem no compartimento. Faça-o com calma, e utilize o assento para te auxiliar. Coloque a mala na poltrona, e depois, flexione o corpo para erguê-la.
Medicamentos para dor
Algumas pessoas sofrem com dor na coluna crônica. Nestes casos, se fizer o uso de algum medicamento prescrito, não esqueça de levá-lo. O ideal é tomá-lo antes mesmo de embarcar, para que dê tempo da medicação entrar no seu sistema circulatório e fazer efeito.
Para as demais pessoas, pode ser válido levar remédios para dor de venda livre, caso ela venha a atacar, como o paracetamol. Leve os medicamentos juntos em um saco plástico transparente e tenha-os sempre com você, para tê-los à mão se precisar deles durante o voo.
Utilize almofadas
Também inclua almofadas na sua lista de objetos para levar na viagem. Para maior conforto, tenha duas à disposição. Uma delas será o apoio da sua coluna lombar, enquanto a outra deverá apoiar a sua cervical.
Use uma almofada retangular ou quadrada como apoio entre a sua lombar e o banco ou poltrona. Para evitar o desconforto, mantenha um alinhamento entre a coluna, pernas e pés.
A outra deverá ser usada para apoiar o pescoço na poltrona. Existem almofadas de pescoço que são específicas para isso, em formato de ferradura, que tornam as viagens muito mais confortáveis, visto que uma das maiores causas de dores na coluna cervical em viagens longas é cochilar de mal jeito, e ela ajuda a evitar isso.
Alongue o corpo
Especialistas afirmam que, seja em viagens aéreas ou terrestres, é importante que você se alongue. Isso ajuda a evitar dor na coluna e em outras partes do corpo, além de ajudar na circulação. Então, o ideal é que, a cada uma hora, você faça um leve alongamento. Enquanto, a cada duas horas, dê uma caminhadinha curta, mas que estimule o corpo, como levantar para ir ao banheiro.
Resolva seus problemas de voo com a Liberfly
A Liberfly é uma empresa especializada em resolver problemas aéreos, como cancelamento de voos, overbooking e atrasos. Se você já passou por isso, estamos aqui para te ajudar. Para isso, basta que nos envie um relato do ocorrido para que possamos avaliá-lo gratuitamente. É possível ganhar até mil reais em 48 horas.