O raio-x dos aeroportos é um dos sistemas de segurança mais eficazes, pois evita que passageiros embarquem no avião com itens proibidos. Inclusive, a segurança dos aviões é extremamente rigorosa, independentemente da companhia aérea!
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão responsável pela regularização da segurança, é exigente com a proteção, por isso, é importante que o passageiro respeite as regras e não carregue itens proibidos nas malas.
Como funciona o raio-x dos aeroportos?
Existem três equipamentos que controlam a segurança do local: detector de metais, raio-x e detector de traços. O último está presente somente em aeroportos grandes e tem a missão de verificar se o viajante está com algum explosivo e entorpecentes.
Já o raio-x dos aeroportos possibilita analisar o que há dentro da mala do turista, através de diferentes cores mostradas na tela do monitor. Quando há um item proibido, é necessário abrir a bolsa para uma análise profunda.
Itens barrados no raio-x dos aeroportos
- Objetos pontiagudos ou cortantes;
- Substâncias e dispositivos explosivos ou incendiários;
- Substâncias químicas e tóxicas;
- Bebidas alcóolicas.
Como citamos anteriormente, existem regras que passageiro deve cumprir, isto é, ele deve colocar na mala apenas utensílios que a ANAC define como seguro. Em caso de dúvidas, acesse o site do órgão e confira a lista do que você pode transportar!
O que fazer na hora de passar pelo raio-x?
Agora que você sabe como funciona o raio-x dos aeroportos, saiba o que fazer na hora de passar por esse processo.
Se você estiver com qualquer item contendo metal, isto é, cinto, moedas, óculos, relógio e smartphones, retire-os e coloque-os na bandeja. Você também deve colocar sapatos e casacos na bandeja.
É possível transportar comida, mas líquidos acima de 120ml não, mesmo se for água. Dessa maneira, antes de passar por essa parte, descarte-as no lixo. Agora, se estiver amamentando crianças, pode passar!
Passou por algum perrengue?
Se você teve o seu voo cancelado ou sua mala extraviada, envie o seu relato para nós, pois podemos te ajudar! Desde 2016, auxiliamos pessoas com problemas aéreos. Inclusive, se o seu caso for aprovado, você recebe até R$ 1000 em 48h úteis. Estamos te esperando!