O turismo acessível tem o intuito de proporcionar autonomia e inclusão para pessoas com deficiência, seja ela física, intelectual, auditiva ou visual. Dessa maneira, a modalidade aborda práticas que promovam o acesso fácil e seguro a partir de alguns conjuntos de medidas.
Além dos PcDs, o turismo acessível tem o foco de auxiliar idosos, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida temporária e obesas. Assim, todos conseguem viajar, conhecer novos lugares e criar novas memórias!
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de 2 anos, possui algum tipo de deficiência. Portanto, o turismo acessível promove a interação de 17,3 milhões de pessoas brasileiras em diversos locais.
Principais características do turismo acessível
- Autorização e permanência de cão-guia;
- Atendimento prioritário e em linguagem de sinais;
- Adaptação do local para os viajantes;
- Funcionários treinados para ajudarem pessoas com deficiência.
O Brasil desenvolveu o Programa Turismo Acessível, direcionado para gestores públicos e privados, profissionais da linha de frente do turismo e empreendedores turísticos. Além disso, o programa criou uma cartilha que orienta sobre a importância do turismo de inclusão e quais as mudanças necessárias que devem ser feitas nos espaços públicos e privados.
Conheça 3 destinos brasileiros acessíveis
Rio de Janeiro (RJ)
Boa parte do estado possui acessibilidade para pessoas com deficiência, ou seja, rampas de acesso e calçadas acessíveis. Por fim, atrações famosas, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e o Jardim Botânico também estão preparados para receber com segurança o público!
Foz do Iguaçu (PR)
O Parque Nacional de Iguaçu e o Macuco Sarafi asseguram o acesso amplo e seguro. Além disso, na parte argentina, duas das três trilhas são adaptadas para que todos possam fazer o passeio.
Bonito (MS)
A cidade conta com uma ótima infraestrutura para receber todos os viajantes que queiram conhecer o turismo sustentável e ecológico. Portanto, as atividades livres, como trilhas, rapel e mergulho, foram adaptadas para oferecer passeios seguros.
Desafios do turismo acessível no Brasil
Por mais que exista um programa e locais que se adaptaram, ainda existem diversas barreiras para o turismo acessível por aqui. Como a falta de informação sobre acessibilidade nos principais pontos de visitação e o baixo nível de investimento em determinados empreendimentos.
Conheça os nossos serviços
O viajante pode passar por diversos problemas aéreos, como o cancelamento de voo ou o extravio de bagagem. Se você já passou por essas situações, envie o seu caso para a gente e nós avaliamos gratuitamente!Se for aprovado, você pode receber até R$1000 em até 48h úteis. Entre em contato agora mesmo!