Ter o voo cancelado é um dos grandes pesadelos de muitos viajantes. Isso porque muitas vezes compromissos importantes são perdidos, ou até mesmo aquela viagem tão esperada. Confira detalhes a seguir.
Como identificar voo cancelado?
Acessando os serviços de consulta do status do voo
A grande maioria das empresas aéreas e agências oferecem uma ferramenta de consulta de status do voo em seus sites oficiais. Geralmente, essa opção fica localizada no menu chamado “minhas viagens” ou “minhas reservas”. Basta acessá-lo, digitar os dados solicitados e as informações básicas da viagem, como o localizador ou o número do voo.
Entrando em contato com a empresa
Eventualmente, é possível tentar o contato direto com a empresa. Para isso, use ao menos um dos 3 canais de atendimento disponibilizados pela agência de aviação:
- E-mail;
- Chat no site;
- Telefone.
Utilizando plataformas de monitoramento de voos
Existem diversas plataformas que permitem monitorar um voo cancelado, seja nacional ou internacional. Dentre os sites mais populares para fazer esse tipo de consulta, estão:
- Infraero (voos nacionais);
- Flightaware (voos internacionais).
Se acaso for realizar a consulta com esses métodos, algumas informações precisam ser disponibilizadas. O aeroporto de origem ou destino, o número do voo e a companhia aérea contratada são alguns exemplos.
Quais as obrigações da companhia aérea em caso de voo cancelado?
Primeiramente, se há voo cancelado, a empresa aérea precisa comunicar o passageiro no prazo de até 24h. Isso vale não só para alterações no horário, bem como no itinerário.
Caso isso não ocorra, o passageiro poderá receber o reembolso integral. Ainda há como ser reacomodado em um assento de outro voo da mesma, ou de outra empresa.
Contudo, suponha que a companhia avise sobre as alterações no período adequado. Mesmo assim, há possibilidade de solicitar o reembolso integral se a mudança ultrapassar 30 minutos da hora de partida ou chegada.
A medida vale também para voos internacionais, em alterações superiores a uma hora. Além disso, se a companhia não avisar em até 24h antes do voo, você pode solicitar a assistência material, que varia segundo o tempo de espera.
Voo cancelado: dicas para passageiros e como obter compensação
Conheça os seus direitos
A fim de reparar voo cancelado e atrasos em viagens, é essencial conhecer seus direitos. Logo, é preciso entender os motivos da ocorrência e entender se houve a infringência deles.
Por exemplo, em atraso por falhas de segurança, verifique o contrato da transportadora para obter mais detalhes sobre esses casos. Eles podem variar de acordo com a companhia aérea.
Porém, mesmo um voo cancelado devido a situações incontroláveis, como mau tempo, não isenta a empresa de prestar assistência aos passageiros.
Solicite assistência material
Ela é válida não só em voo cancelado, mas também em casos de negativa de embarque e interrupção do voo. Essa assistência é gratuita ao passageiro, pois os custos são da companhia aérea. Além disso, ela varia de acordo com o tempo de espera, da seguinte forma:
- Depois de 1 hora: direito à comunicação, como internet e telefone;
- Após 2 horas: direito à alimentação, como voucher, refeição, lanches.
- Depois de 4 horas: direito à serviço de hospedagem (em caso de pernoite) e transporte de ida e volta, se a cidade não for a da própria residência do passageiro.
No entanto, caso haja fechamento de fronteiras por estipulação de autoridades, a empresa não é obrigada a oferecer assistência material.
Vá ao balcão para saber os motivos do voo cancelado ou atrasado
Procure os funcionários da companhia aérea no próprio balcão da empresa, a fim de entender as razões do atraso. Dessa forma, é possível ter uma ideia da responsabilidade da empresa pelo ocorrido.
Pode ser que tenha havido problemas de tripulação insuficiente ou mesmo questões técnicas. Estes são casos possíveis de conseguir compensação. Por outro lado, as condições climáticas não costumam gerar compensação financeira.
Colete e guarde evidências
Tire fotos dos painéis e passagens para provar o voo cancelado. Também registre e grave vídeos das outras pessoas esperando na sala de embarque. Desse modo, haverá evidências com o intuito de contribuir na solicitação de compensação.
Vale lembrar também que se você perdeu um compromisso importante ou sofreu danos morais, guarde as evidências desse ocorrido.
Peça compensação
Em vez de aceitar uma negociação direta com a companhia aérea por um valor bem menor do que teria direito, opte pela compensação. Para quem não sabe, os casos mais frequentes de voo cancelado são causados por:
- Congestionamento aéreo;
- Mau tempo;
- Overbooking;
- Manutenção não programada e problemas mecânicos;
- Falta de tripulação;
- No-show (cancelamento da passagem de volta).
Mas, independentemente do motivo, a empresa deve sempre fornecer amparo, como já dito antes. Em outras palavras, se você não receber a assistência material, pode ser compensadp também.
Contudo, mesmo se houver prestação de assistência, ainda é possível receber compensação financeira. Principalmente nos casos de atrasos superiores a 4h no aeroporto.
Evite negociações que caracterizem renúncia aos direitos
Caso a companhia aérea solicite que você assine algum documento, é importante ler atentamente. Evite se comprometer com algo que signifique a sua perda de direitos. Então, não assine por impulso! Veja se não é uma negociação na qual você receberá menos do que poderia.
É verdade que grande parte dos passageiros desconhecem os direitos que possuem. Por isso, informe-se antes de viajar. Assim, saberá o que fazer em momentos como esse. Logo, evite que a empresa aérea tire proveito da situação.
Peça reembolso da passagem
Uma vez que confirmado o status de voo cancelado, é necessário entrar em contato com a companhia em questão. Questione o motivo do cancelamento e solicite o reembolso. Confira algumas das opções:
- Reembolso integral ou remarcação;
- Reembolso para perda de escala ou conexão;
- Aviso com antecedência por parte da empresa;
- Assistência material;
- Preterição no embarque.
Lembrando que não é obrigatório aceitar o ressarcimento em crédito, pois é possível demandar a quantia em dinheiro. Sendo assim, o prazo é de sete dias para que o valor esteja disponível na sua conta.
Em outras palavras, passageiros de voo cancelado podem receber o valor integral ou parcial. Isso pode variar de acordo com o instante em que foi feita a solicitação. Então, se você não quiser nenhum custo ou tarifas, faça o pedido em até 24h depois da compra.
Porém, em prazos maiores que 24h, costumam haver cobranças de tarifas de reembolso. Seja como for, pode ser que compense mais para você cancelar do que aguardar o próximo voo.
Embarque em um voo de outra companhia
Em caso de voo cancelado, é possível solicitar o embarque em outro voo da mesma companhia. Caso não haja disponibilidade, ainda há chance de acomodação em um voo de outra empresa, sem custos.
Mas, para que isso ocorra, é necessário que seja o mesmo destino, assim como as mesmas escalas, se houver. Outra opção é remarcar o voo com horário e data desejados, também sem custos extras. Neste último caso, porém, não haverá direito à assistência material.
Guarde recibos de despesas adicionais
Se além do inconveniente de esperar o voo, existir gastos extras, há possibilidade de ressarcimento posterior. Então guarde todos os recibos de comprovação. A fim de evitar que eles percam o valor com o tempo, tire uma foto ou faça uma fotocópia.
Voo cancelado em passagem adquirida por milhas: e agora?
Ainda que você tenha adquirido uma passagem com milhas, não deixe de estar atento(a) aos seus direitos. Afinal, um voo cancelado deve ser notificado em até 24h antes da viagem.
Caso isso não ocorra, é possível solicitar a assistência material. Por isso, sempre guarde essas notas fiscais correspondentes às despesas adicionais do período de espera do voo.
Esteja sempre por dentro dos seus direitos e busque informações diretamente com a empresa aérea em questão. Para comprovar o ocorrido, lembre-se de reunir provas como fotos dos painéis de embarque e comprovantes, por exemplo.
Somos especialistas em voo cancelado
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