Decolagem de avião: conheça alguns processos que antecedem esse momento

Já parou para pensar em todos os processos que antecedem e fazem parte de uma decolagem de avião? Além da pista de pouso e decolagem, muitos profissionais estão envolvidos nessa etapa do voo. 

A decolagem de avião é uma das etapas mais importantes em um voo e por isso, muitos passageiros se preocupam. Porém, assim como tudo que envolve a aeronave, os detalhes que antecipam essa fase são minuciosamente avaliados e preparados. E a pista de pouso e decolagem deve estar sempre pronta para uma operação segura!

Antes de mais nada, os testes referentes aos motores e demais questões técnicas são realizados frequentemente. Com isso dá-se sequência a alguns procedimentos padrão que fazem parte da decolagem de avião. Nesse blog vamos entender um pouco mais sobre a pista de pouso e decolagem do avião!

Entenda o papel da pista de pouso e decolagem no voo

A pista de pouso e decolagem é um elemento essencial para a operação segura de qualquer aeronave. Trata-se de uma área reta e nivelada, com marcações específicas que ajudam pilotos a se orientar durante as manobras. Seu comprimento varia bastante, dependendo do tipo de avião e das condições do local, mas geralmente pode ultrapassar os 2 mil metros em grandes aeroportos. Já a superfície pode ser de asfalto, concreto ou até terra batida, em pistas menores. Além disso, a orientação da pista é definida com base nos ventos predominantes da região — afinal, decolar e pousar contra o vento garante mais estabilidade e segurança.

Qual o tamanho de uma pista de pouso e decolagem em um aeroporto?

O tamanho da pista depende do tipo de aeronave que opera ali. Em aeroportos regionais, a pista pode ter entre 800 a 1.500 metros. Já nos grandes aeroportos, que recebem aviões de grande porte, esse número pode ultrapassar os 3.000 metros. Quanto maior e mais pesado o avião, maior precisa ser a pista para garantir uma decolagem e um pouso seguros.

Qual o sentido de pouso e decolagem dos aviões?

O sentido da decolagem ou do pouso é sempre decidido com base na direção do vento. O ideal é que os aviões decolem e pousem contra o vento, o que ajuda a ganhar sustentação mais rapidamente e reduz o risco de instabilidade. Por isso, muitos aeroportos têm mais de uma pista ou pistas em diferentes ângulos, para se adaptar às mudanças do vento.

Alguns dos procedimentos que antecedem a decolagem de avião

Reabastecimento 

A fim de que tudo ocorra da melhor forma, até mesmo o reabastecimento deve ser feito por uma equipe especializada. A quantidade de combustível e o cuidado para evitar contaminações são algumas das principais tarefas realizadas pelos operadores de abastecimento. 

Ativação do piloto automático

Antes da decolagem de avião, os pilotos inserem dados como peso da aeronave e as condições climáticas do momento. Tal sistema reforça a segurança do voo, uma vez que o comandante possui o apoio dos dispositivos.

Speech de embarque

A fala dos comissários recepciona os viajantes e fornece indicações sobre os assentos e bagagem. Além disso, há também os speeches acerca das saídas de emergência e orientações de segurança.

Speech do comandante

Nele, o piloto informa dados do voo, destino e escala. Detalhes como a atenção aos equipamentos e demais orientações de emergência também são repassados aos passageiros.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os processos que envolvem a decolagem de avião, pode viajar tranquilamente. Afinal, todos eles são rígidos e executados por profissionais altamente treinados!

Decolando com a Liberfly!

A decolagem de um avião envolve muito mais do que apenas acelerar na pista. Por trás desse momento, existe uma série de processos cuidadosamente planejados, profissionais altamente capacitados e estruturas como a pista de pouso e decolagem, que são fundamentais para garantir uma viagem segura e tranquila.

E se algum imprevisto acontecer durante sua viagem, lembre que você não precisa enfrentar isso sozinho. A Liberfly está aqui para resolver problemas como atrasos, cancelamentos de voo, overbooking ou extravio de bagagem de forma rápida, sem burocracia e com atendimento totalmente digital. Conte com a gente para tornar sua experiência de voo mais leve — do embarque até o destino final!

Então, que tal enviar o seu caso pra gente e receber uma análise gratuita? Se ele for aprovado, você pode receber até R$1000 em até 48h úteis. Entre em contato e junte-se aos mais de 15 mil clientes satisfeitos!

Foto de Gabriel Zanette Koehlert
Gabriel Zanette Koehlert
Gabriel Zanette Koehlert é um empreendedor inovador e referência quando se trata de resolver desafios enfrentados por viajantes. Com uma carreira pautada pela excelência acadêmica e um histórico de soluções disruptivas no setor de atendimento ao consumidor, Gabriel transformou a forma como problemas de viagem são solucionados, especialmente no que tange à agilidade e eficácia na obtenção de indenizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *