As viagens são importantes para que você possa descansar da rotina, aumentar o bem-estar, conhecer novas pessoas e culturas etc. E todos esses benefícios não estão relacionados com hotéis cinco estrelas, jantares em restaurantes caros, entre outras atividades que podem demandar um aumento de custos no passeio.

Por isso, muitas pessoas imaginam que viajar com pouco dinheiro é algo complicado. Você também pensa assim? Saiba que, ao adotar algumas estratégias, é possível organizar uma viagem econômica e ainda ter uma ótima experiência.

Sendo assim, ao seguir algumas medidas, você conseguirá encaixar a viagem em seu orçamento, seja ela de lazer ou de negócio e, provavelmente, poderá viajar ainda mais! Confira o texto e veja as dicas!

Seja indenizado clicando aqui

Escolha destinos mais econômicos

A escolha do destino é um ponto significativo para quem precisa viajar com pouco dinheiro, tanto em território nacional como internacional. Se você tiver essa flexibilidade, evite locais mais famosos, ou com custo de vida elevado, pois eles deixam o passeio mais caro.

Países da Europa como Suíça, Dinamarca e Noruega são conhecidos pelo alto custo de vida. Se a ideia é viajar para o continente, a dica é optar por países do leste europeu ou por locais mais acessíveis financeiramente como Portugal e Espanha.

Portugal

Leve apenas bagagem de mão

Levar apenas a mala de mão é mais uma estratégia para economizar na viagem, assim você não precisa arcar com a tarifa para o despacho do item extra. Além disso, evita problemas como extravio de bagagens.

A missão pode parecer mais simples para viagens curtas e durante o verão. Contudo, mesmo em viagens longas, é possível organizar os pertences para garantir que todos os itens necessários estejam na mala. A dica é planejar peças para uma semana e lavá-las no decorrer da viagem.

Saiba como escolher a mala ideal para sua viagem

Pesquise bastante

Para viajar com pouco dinheiro é preciso muita pesquisa. Essa etapa será essencial para escolher hospedagens e restaurantes com bom custo-benefício, definir a melhor forma de deslocamento no destino, comprar passagens aéreas e descobrir atividades e passeios gratuitos.

Sendo assim, fique de olho em sites de promoção de passagens, blogs e aplicativos de viagens para obter dicas e reduzir os custos.

Viaje na baixa temporada

Viajar na baixa temporada é uma das principais estratégias de todo o turista econômico. Nesse período, as diárias de hotéis e passagens costumam ser mais atrativas. Além disso, os pontos turísticos ficam mais vazios, ou seja, você conseguirá aproveitá-los com tranquilidade.

Não tenha medo de viajar sozinho!

A baixa temporada varia de acordo com as características do destino e se há grandes eventos na região. No Brasil, normalmente ela costuma ir de março a junho e de agosto a outubro.

Programe bem o seu roteiro

Os passeios podem aumentar consideravelmente o orçamento da viagem. Portanto, selecione as atrações pagas que mais deseja conhecer para montar um roteiro alinhado ao quanto você poderá investir com isso.

Alguns locais contam com entrada gratuita em um dos dias do mês, e essa pode se uma boa estratégia para reduzir os custos. Além disso, aproveite para curtir praias, parques e outras atrações gratuitas da cidade.

Dia Mundial do Turismo

Compre com antecedência

Comprar com antecedência é mais uma dica para viajar com pouco dinheiro! Isso é válido especialmente para passagens aéreas, mas também pode ser útil para ingressos de atrações e espetáculos. Alguns estabelecimentos oferecem desconto para compras online, sendo assim, vale a pena investigar se há uma variação de preços.

A dica também é positiva para a compra de moedas para viagens internacionais. Nesse caso, a recomendação é acompanhar a cotação da moeda e comprá-la aos poucos.

Guia completo dos direitos dos passageiros de avião

Faça um seguro viagem

A princípio, o seguro viagem pode representar um custo extra no orçamento. Entretanto, em caso de acidentes ou algum problema de saúde no destino ele será útil para evitar gastos ainda mais significativos. Além disso, é importante lembrar que ele é obrigatório em muitos países da Europa.

Essas são algumas estratégias para viajar com pouco dinheiro. Como você pôde perceber, é possível economizar e ainda aproveitar os atrativos do destino e vivenciar momentos prazerosos.

Gostou das dicas? Então, siga a LiberFly no Instagram para acompanhar mais conteúdos sobre viagens!

Seja indenizado clicando aqui