Em momentos de luto, lidar com questões práticas como viagens pode parecer avassalador. Mas se você precisar realizar uma viagem por morte de familiar, saiba que você tem direitos e pode buscar assistência para tornar esse processo mais sustentável.
Por isso, preparamos esse conteúdo para que você conheça mais sobre o assunto direitos e encontre apoio para enfrentar essa difícil situação!
Seus direitos como passageiro em viagem por morte de familiar
1. Alteração de data e voo: as companhias aéreas são obrigadas a oferecer a alteração da data da sua passagem aérea, sem cobrança de multa de remarcação, em caso de falecimento de cônjuge, companheiro ou parente de até terceiro grau (pais, filhos, avós, netos, irmãos, tios e sobrinhos).
2. Reembolso: o reembolso integral do valor da passagem aérea também é seu direito, caso você não consiga embarcar devido ao falecimento de cônjuge, companheiro ou parente de até terceiro grau.
3. Prioridade no embarque: ou seja, você e seus acompanhantes (até dois) têm direito à prioridade no embarque e desembarque do voo.
4. Bagagem adicional: solicite o transporte gratuito de bagagem adicional, sem cobrança de excesso de peso.
Descontos em viagem por morte de familiar
Empresas aéreas: diversas companhias aéreas oferecem tarifas com desconto para viagens por motivo de falecimento. Por isso, entre em contato com a companhia aérea de sua escolha para obter mais informações.
Hotéis: alguns hotéis também podem oferecer tarifas promocionais para viajantes em situação de luto. Ou seja, vale a pena pesquisar e entrar em contato com o hotel de sua preferência.
Empresas de ônibus: ademais, descontos em passagens de ônibus também podem ser encontrados. Por isso, consulte os sites das empresas ou entre em contato com o atendimento ao cliente.
Documentos necessários
Então, para comprovar o falecimento do familiar e ter acesso aos seus direitos, você precisará apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de óbito do familiar;
- Documento de identidade do passageiro;
- Comprovante de parentesco com o falecido (certidão de nascimento, casamento ou óbito).
Lembre-se! Você não precisa enfrentar este momento sozinho. Por isso, busque ajuda e conforto em seus familiares, amigos ou em profissionais especializados.