Apesar de familiar para quem costuma viajar, o termo “shuttle” pode trazer algumas dúvidas sobre como funciona, além de ser um serviço desconhecido por parte de quem não tem este hábito. Mas a dinâmica é simples. Basicamente, é um transporte oferecido para facilitar a vida de turistas e viajantes. Venha entender.
O que é Shuttle?
O shuttle nada mais é do que um serviço de transporte feito de um ponto a outro. Você pode contratá-lo, por exemplo, para fazer o trajeto do passageiro entre o hotel e o aeroporto (e vice-versa). Ou então para levar o viajante para um determinado ponto turístico.
Enfim, são diversas as possibilidades de quem está a trabalho ou a passeio, sendo as mais comuns o shuttle oferecido no aeroporto e também pelas locadoras de carros. Geralmente, os shuttles são realizados em ônibus executivos ou vans particulares, e contam com profissionais de apoio que aguardam os passageiros – ou o passageiro -, já que pode ser um serviço tanto para grupos (casais, famílias etc.) quanto apenas para um cliente.
Serviço de Shuttle no aeroporto
O shuttle no aeroporto tem a missão de levar o passageiro do desembarque até o seu hotel e vice-versa. Há, ainda, serviços de shuttle oferecidos pelo aeroporto de um terminal a outro, por exemplo. Mas é possível também personalizar o transporte mediante as necessidades do cliente.
Pode ocorrer da pessoa querer contratar esse serviço como seu único meio de locomoção. Neste caso, já fica estabelecido que o veículo permanecerá disponível para levá-la e buscá-la de todo e qualquer ponto. Se o shuttle for coletivo, transportam-se passageiros que tenham um mesmo destino.
Como contratar o serviço de Shuttle?
No geral, o serviço funciona de maneira bem prática, sendo que as empresas que o oferecem possuem uma frota de veículos destinados a realizar o transporte dos passageiros.
Para contratá-lo, é necessário realizar a sua reserva, além de escolher os pontos de partida e destino. Também é possível definir um horário para partida, com disponibilidade de acordo com a região.
É importante destacar que a empresa escolhida deve ser credenciada pelo Ministério do Turismo. De acordo com a lei, apenas as agências de viagens com frota própria e empresas de transporte cadastradas neste órgão têm autorização para fazer o transporte de passageiros com finalidade turística.
Analise bem o cenário para saber se o serviço de shuttle compensa em relação a outros, como os carros de aplicativo e táxi. Existem, no entanto, algumas medidas que podem reduzir o seu valor. Uma delas é buscar saber se o hotel em que se hospedará tem parcerias com empresas de transporte que realizam este serviço.
Outra possibilidade de contratar o shuttle é por meio de pesquisas na internet por empresas próprias. Analise seu histórico e fique de olho na avaliação de outros clientes.
Precisa resolver um problema aéreo?
Deixe as burocracias de lado e conte com o auxílio da Liberfly. Somos especialistas em solucionar problemas aéreos como cancelamentos de voos, atrasos, overbooking etc. Para isso, precisamos que nos envie seu relato para uma avaliação. Se ele for aprovado, você poderá ganhar mil reais em até 48 horas.