O RG é o documento mais importante, afinal, já que contém nome, data de nascimento, filiação, impressão digital e fotografia. Nesse sentido, para realizar ações diárias, a identificação deve ser legível.
Embora a lei determine que o documento não tenha prazo de validade, vários órgãos passaram a exigir data de emissão de até dez anos para combater fraudes.
Estou com o RG vencido. Posso ser impedido de viajar?
Como citado anteriormente, a cédula não tem validade. Portanto, não se pode barrar o viajante na hora do embarque. No entanto, o RG precisa estar em bom estado de conservação para que se confirme a identificação.
Antes de finalizar a compra da passagem aérea, é importante que o indivíduo verifique na companhia se o RG vencido é aceito, pois, em alguns casos, o viajante pode ser barrado, porque a empresa não consegue realizar a identificação necessária. Dependendo do local, a CNH já basta!
Dessa maneira, o único documento que deve estar atualizado é o passaporte. Portanto, o passageiro precisa ficar atento com a data, para fazer uma nova validação.
Como atualizar o documento?
Para renovar o RG vencido, verifique o local no site da prefeitura da cidade para retirar um novo documento. Em alguns lugares, é necessário agendar uma data e horário, além de pagar uma taxa para a segunda via.
Documentos necessários para viagens aéreas
De acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os documentos válidos para embarque são: RG, CNH, passaporte e carteira de trabalho. Independentemente do comprovante, é importante que a foto esteja atualizada!
A Liberfly soluciona os seus problemas
Somos uma lawtech especializada em solucionar ocorrências em aeroportos, como o atraso de voo e bagagem extraviada. Portanto, se você já passou por alguma dessas situações, entre em contato conosco! Se aprovado, você pode receber até R$ 1000 em 48h úteis.