Para quem possui restrições alimentares, voos longos podem se tornar uma preocupação antes mesmo do embarque. No entanto, algumas companhias aéreas oferecem um cardápio com refeições voltadas para este público.
Neste post da Liberfly, você confere quais empresas aéreas oferecem este serviço de cortesia, quais tipos de alimentações ele contempla, e ainda, como solicitá-lo.
Refeições no serviço de bordo
As companhias aéreas não têm obrigatoriedade de servir comida a bordo, desta forma, os lanches são uma cortesia. Algumas, inclusive, cobram por isso. O tipo de alimento servido também varia muito, dependendo do período do dia e da duração do voo. Por exemplo, na parte da manhã, costuma-se servir sanduíches e frutas.
Para descobrir se a comida de uma companhia é gratuita, é possível conferir a disponibilidade do serviço de bordo ao comprar a passagem. Caso seja cobrado, o pagamento pode ser feito no momento da reserva ou durante o voo em dinheiro ou cartão (algumas só aceitam débito ou crédito).
Em alguns casos, os passageiros podem até encomendar suas refeições antes do voo. Essa é uma maneira de garantir a disponibilidade de determinado prato e evitar a falta de opções. É possível encontrar as informações sobre o serviço de alimentação da companhia aérea no próprio site das empresas. Após realizar a reserva, se preferir, o cliente ainda pode entrar em contato com a Central de Atendimento para solicitar a inclusão do serviço.
Refeições a bordo para quem tem restrições alimentares
Mas e para quem tem restrições alimentares? Nestes casos, algumas empresas aéreas dispõem de um menu alternativo. Novamente, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), não existe uma lei que regulamente o serviço, que é inteiramente opcional. Ou seja, fica a cargo das companhias se oferecerão um cardápio alternativo.
Como a preocupação com a alimentação tem sido cada vez mais constante, a maioria das empresas tem colocado a opção de refeições especiais à disposição dos clientes. Entretanto, estes pratos costumam ser servidos em viagens internacionais com duração superior a três horas e meio, casos da Latam, Azul e Avianca. Estas solicitações precisam ser feitas com antecedência e diretamente com a companhia. Busque informações pelo site ou central de cada uma.
Quais são as refeições especiais nos voos comerciais
Estas refeições variam de acordo com as restrições alimentares, se dividindo em categorias. Companhias aéreas que operam voos nacionais normalmente oferecem entre as opções cardápios vegetarianos (com ovo e leite), veganos, sem glúten, sem lactose, pobre em calorias, pobre em sal, adaptada a diabéticos, kosher e halal. Empresas asiáticas costumam ter ainda os menus vegetariano asiático e hindu. Atenção, alérgicos: toda a comida de bordo pode conter traços de castanhas.
A Azul é uma das poucas que oferecem comida de forma gratuita tanto nos voos nacionais quanto internacionais, inclusive as refeições especiais. Veja as categorias abaixo:
Refeição para bebê (Baby Food – BBML) – alimentos pastosos para bebês de até 2 anos de idade.
Refeição para crianças (Child – CHML) – alimentos para crianças acima de 2 anos de idade.
Diabéticos (Diabetic – DBML) – pratos pensados para atender uma dieta para diabéticos.
Kosher (KSML) – pratos que seguem os princípios da tradição judaica.
Baixa adição de sal (Low Salt Meal – LSML) – pratos preparados sem adição de sal.
Vegetariana (Vegetarian Meal – VGML) – refeição preparada a base de vegetais, sem utilizar nenhum produto de origem animal e derivados.
Sem glúten (Gluten Free – GFML) – refeições preparadas com alimentos sem glúten.
Halal (MOML) – refeições elaboradas para seguir os princípios muçulmanos
Sem lactose – (Non Lactose Meal NLML) – pratos preparados para atender pessoas que possuem intolerância à lactose.
Para quem viaja com a Latam, as categorias do cardápio para refeições especiais são semelhantes, no entanto, a companhia oferece estas opções para voos internacionais com duração maior que três horas. Já a Gol tem um leque mais escasso quando se trata de restrições alimentares.
Ele contempla pratos vegetarianos – que levam ovos, leite e derivados – e Glúten Free para celíacos. Para restrições mais severas ou para alérgicos, recomenda-se levar sua própria comida nestes casos.
Problemas com voos solucionados com a Liberfly
Se você passou por algum inconveniente em viagens aéreas, a Liberfly assume seu problema. Para isso, basta enviar seu relato para nossa equipe de especialistas avaliar. Sendo aprovado, será possível receber até mil reais dentro de 48 horas úteis.