Momento que aterroriza desde os passageiros mais experientes até os iniciantes, encontrar a mala de viagem ao chegar no destino pode gerar bastante expectativa. Com diversos itens pessoais ali dentro, um erro de logística que resulta em desencontros gera bastante dor de cabeça e problemas. Sendo assim, veja tudo que você precisa saber para ter a restituição de bagagem e solucionar essa questão o quanto antes.
Passos para ter a restituição de bagagem
Não encontrar a mala de viagem na esteira quando desembarcamos no destino final é o indício que o passageiro terá que tomar algumas atitudes. A primeira delas é comunicar a empresa aérea responsável pelo voo. Assim, será possível prosseguir com o procedimento padrão para a restituição de bagagem.
Para isso, fique atento a qual o procedimento padrão de cada companhia aérea. Em certos casos, entrar em contato via balcão de atendimento presente no aeroporto será suficiente. No entanto, em outras ocasiões, pode haver a necessidade de abrir chamado via formulário pelo site da empresa responsável.
Resultados da restituição de bagagem
Diante de diferentes formas de perder uma bagagem despachada, a resolução do seu problema está atrelada à causa. Nesse sentido, caso sua mala de viagem ou item despachado tenha sido extraviada, a empresa aérea responsável possui um prazo para a devolução no local correto. Assim, ela chegará a você nas mesmas condições em que foi entregue na hora do embarque.
Prazo para restituição de bagagem
O tempo de espera para a devolução da bagagem perdida está relacionado com o destino do seu voo. Para casos de embarques nacionais, as companhias aéreas possuem até 7 dias para a devolução. Contudo, quando falamos de voos internacionais, o prazo para devolução é de até 21 dias.
Mas não se preocupe, se a bagagem não for restituída nesse período, a empresa deve indenizar o passageiro em até 7 dias úteis. Além disso, os clientes lesados também terão os custos durante o período sem a bagagem pagos pela empresa responsável. Portanto, lembre-se de guardar comprovantes para serem apresentados posteriormente. O prazo para pagamento das despesas também será de 7 dias a partir da apresentação de comprovantes.
Furto ou bagagem danificada
Se você encontrar a sua bagagem danificada após chegar ao destino, entre em contato com a empresa aérea imediatamente. A companhia responsável terá até 7 dias para reparar o dano ou a substituição por outra equivalente. Se ela for furtada enquanto estiver sob controle da empresa aérea, o procedimento será o mesmo.
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