Passageiros de todo o mundo se preocupam com os atrasos de voo. Além de gerar desconforto e perda de tempo, eles podem ter um impacto significativo em sua viagem, seja a trabalho ou a lazer. Portanto, mesmo que a manutenção de aeronaves seja a causa do atraso, é importante entender quais são seus direitos como passageiro.
Manutenção de aeronaves e atrasos de voo
A equipe de manutenção da companhia aérea inspeciona o avião todas as vezes que ele chega a um aeroporto para checar a demanda de uma manutenção não programada. Se houver esta necessidade, o cronograma de horários do voo pode ser afetado.
Nestes casos de atrasos devido à manutenção de aeronaves, muitos passageiros se perguntam sobre seus direitos. Por isso, é importante saber que existem regulamentações que protegem os passageiros em situações como essas. Se a companhia aérea é a culpada pelo atraso, como nos casos de problemas de manutenção, além de assistência material, os passageiros podem ter direito à compensação se a empresa aérea não os amparar.
Obrigações das companhias aéreas
As companhias aéreas devem fornecer informações claras sobre os motivos do atraso e oferecer assistência adequada, como refeições, acomodação e transporte alternativo, dependendo da duração do atraso. Vale ressaltar que as companhias podem modificar o horário da viagem em até 30 minutos para voos nacionais e em até 1 hora para voos internacionais.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) exige que as companhias aéreas informem as alterações nos voos com antecedência de 24 horas. Além disso, para minimizar o desconforto dos passageiros que aguardam o voo, as empresas aéreas devem:
- Informar o passageiro a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos aviões atrasados;
- Informar imediatamente a ocorrência do atraso, do cancelamento e da interrupção do serviço.
Direitos dos passageiros
Seja por manutenção de aeronaves ou outro motivo de atraso que parte da companhia aérea, ainda segundo a ANAC, os passageiros têm direito a assistência material quando o período exceder 1 hora. Isso inclui acesso à comunicação, alimentação e, se necessário, hospedagem e transporte.
Além disso, se o atraso for superior a 4 horas, o passageiro pode optar por receber o reembolso integral do valor pago pela passagem aérea ou remarcar o voo para outra data, sem nenhum custo adicional. Confira:
- Atrasos a partir de 1 hora: a empresa deve fornecer comunicação, como telefone e internet.
- Atrasos a partir de 2 horas: a empresa deve fornecer alimentação.
- Atrasos a partir de 4 horas: a empresa deve fornecer hospedagem e transporte.
Quando o passageiro opta por remarcação ou reembolso, a companhia se isenta da obrigação de fornecer assistência material. Outra alternativa que podem oferecer é a reacomodação em um voo de outra companhia, se não houver opções de voo na empresa em questão.
E se a companhia aérea se recusar a fornecer a assistência material?
Se a companhia aérea se recusar a fornecer a assistência material ou não cumprir os seus direitos como passageiro quando o voo atrasa por manutenção de aeronaves, é importante procurar a ANAC ou os órgãos de defesa do consumidor para solicitar ajuda.
Além disso, o passageiro também pode buscar a justiça para receber uma indenização por danos morais e materiais caso se sinta prejudicado pela companhia aérea.
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