A alta temporada é um período emocionante para os viajantes, marcado por férias, celebrações e aventuras. No entanto, junto com a empolgação, surge a preocupação com a possibilidade de ter uma mala extraviada, um contratempo que pode ocorrer com mais frequência durante este período movimentado. A Liberfly te ensina a como agir nestes casos.
Aumento de extravios de bagagem na alta temporada
O crescimento significativo no volume de passageiros durante a alta temporada é um fator que contribui para o aumento do extravio de bagagem. As companhias aéreas e aeroportos enfrentam uma demanda excepcionalmente alta, resultando em um processo logístico mais complexo.
As conexões rápidas entre voos e as mudanças frequentes nas rotas também influenciam na perda temporária de bagagens. Além disso, o clima imprevisível durante algumas épocas do ano, especialmente no verão brasileiro, pode causar desafios adicionais no manuseio eficiente das bagagens.
O que fazer em casos de mala extraviada?
As bagagens despachadas são de responsabilidade das Companhias Aéreas. Segundo a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação (Anac), caso o passageiro tenha a sua mala extraviada, deverá comunicar imediatamente à empresa. Isso poderá ser feito no balcão de atendimento ao cliente no próprio aeroporto, preferencialmente na sala de desembarque ou em local indicado por ela.
Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem no balcão das companhias aéreas. Além disso, o viajante preenche um Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) com detalhes precisos sobre a sua bagagem e informações de contato. Esse documento é essencial para rastrear e localizar sua bagagem perdida.
Direitos dos passageiros
Ainda de acordo com a regulamentação da Anac, a bagagem poderá permanecer extraviada por no máximo 7 dias, em caso de voos nacionais, e 21 dias, em voos internacionais. Neste prazo, o passageiro terá direito a receber da companhia aérea um ressarcimento por gastos emergenciais pelo período em que estiver sem os seus pertences, para a compra de itens de primeira necessidade. Para isso, guarde os recibos para ter seu reembolso pelas despesas.
Malas devolvidas com danos e más condições
Não é só em relação à mala extraviada que os passageiros têm seus direitos resguardados. No caso de bagagem que chega em más condições, deverão procurar a companhia aérea assim que constatarem o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque. Este comunicado poderá também ser registrado, por escrito, em até 7 dias após o recebimento da bagagem avariada ou violada.
Nos casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a bagagem por outra equivalente. Já quando a violação acontece, uma vez que se comprova o dano sofrido, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.
Por fim, o passageiro que ainda assim se sentir lesado, mesmo com o amparo da companhia, pode entrar com uma ação de danos morais contra a empresa. Isso passa tanto por situações quanto por valores que considera que perdeu.
Resolva o problema de mala extraviada com a Liberfly
Mala extraviada é uma das maiores frustrações da vida de um viajante. Resolver esta questão pode não ser tão simples como parece, além de todos os prejuízos financeiros e emocionais que ela gera. Se você passou por uma situação como essa e se sentiu lesado, não deixe de contar com a ajuda da Liberfly. Nos envie seu relato para uma avaliação e tenha a chance de ganhar mil reais em até 48 horas.