Entre um voo e outro, uma das coisas que passam despercebidas pelos passageiros são os diferentes tipos de aeronaves. No entanto, se você já fez uma viagem aérea dentro e fora do Brasil, deve ter notado que ao menos o tamanho dos aviões muda. Isso porque as companhias aéreas escolhem os modelos com base na distância da rota, sabia disso?
Sendo assim, desde que seja certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e obedeça às regulamentações, a aeronave a ser utilizada para uma determinada rota é definida pela própria empresa aérea que a opera. São quatro fabricantes que dominam a frota de aviões comerciais: Airbus, Boeing, Embraer e ATR.
Elas trabalham para desenvolver novas tecnologias, atrativos, maior conforto e comodidade. Os tipos de aeronaves que oferecem são, normalmente, usados de acordo com o tempo e distância da viagem. A seguir, a Liberfly vai abordar sobre suas classificações para que você entenda as especificidades de cada uma.
Tipos de aeronaves comerciais
Basicamente, os tipos de aeronaves utilizadas na aviação regular no Brasil são de dois tipos: narrow body (fuselagem estreita) e wide body (fuselagem larga). Enquanto o primeiro possui um corredor e menos assentos, o segundo é maior, e por isso, usado para voos mais longos, especialmente intercontinentais. Confira mais sobre eles e outros aviões.
Widebody (Jatos de grande porte)
Os jatos widebody são os maiores jatos de carreira, frequentemente denominados de twin-aisle pois geralmente possuem dois corredores entre as fileiras de assentos, indo de um extremo ao outro na cabine de passageiros. A configuração de poltronas costuma ser de 2+3+2, e estas aeronaves são usadas para os voos de longa distância, entre os principais aeroportos (hubs) e grandes cidades com muitos passageiros.
O primeiro avião desse tamanho foi o Boeing 747, que, no Brasil, decolou pela primeira vez na década de 80. Outros modelos desta categoria são: Boeing 747, Boeing 767, Boeing 777, Boeing 787, Airbus A300/A310, Airbus A330, Airbus A340, Airbus A350, Airbus A380 etc.
Narrowbody (Jatos de fuselagem estreita)
Os jatos narrowbody são também chamados de single-aisle (“corredor único”), e formam uma categoria maior e mais comum de aviões. Eles são menores que os jatos widebody, e por isso possuem menos assentos, geralmente entre cem e 200 lugares.
Em seu corredor único, as fileiras podem ser dispostas com duas ou três poltronas. Entre os representantes destes tipos de aeronaves, podemos citar os Boeing 717, 737, 757, séries McDonnell Douglas DC-9 e MD-80/MD-90, família Airbus A320,, Embraer E-Jets 190&195, entre outros. Antigos representantes desta categoria incluem os jatos Boeing 707, 727, McDonnell Douglas DC-8 etc.
Jatos regionais
Os jatos regionais podem ser equipados com turbofans ou turboélices, e tipicamente transportam menos de cem passageiros. Embora sejam menores que os aviões operados pelas principais linhas aéreas, oferecem os mesmos serviços das tripulações de grandes aeronaves. Portanto, a maioria é equipada com banheiros e contam com comissários de bordo.
Empresas aéreas e suas parceiras usam este tipo de aeronave para voos curtos entre hubs menores ou para transportar passageiros até hubs em cidades maiores, onde ocorrerão translados para aeronaves de maior porte. Aeronaves típicas desta categoria são os Embraer ERJ, Bombardier CRJ e “Q” Series, ATR 42/72 e Saab 340/2000.
Avião executivo
Aeronaves de passageiros com 20 ou menos assentos são denominadas aviões executivos ou táxis aéreos, dependendo do seu tamanho, número de motores e configuração de assentos. Dependendo das regulamentações locais e nacionais, ele pode não ser considerado como um avião comercial, e por isso, e não estar sujeito às normas aplicadas a aeronaves maiores.
Além do Beechcraft 1900, com 19 assentos, outras aeronaves nesta categoria são o Fairchild Metro, Jetstream 31/41, IPTN CN-235 e Embraer EMB-110 Bandeirante. A Embraer produz uma família de aviões executivos, como o Legacy, Phenom e Lineage 1000, este na versão padrão para 19 passageiros e de luxo para 8 passageiros. Aviões com dois motores a pistão fabricados pela Cessna, Piper, Britten-Norman e Beechcraft também são usados como aviões executivos.
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