Quais tipos de condições climáticas podem gerar cancelamento de voo?

Quais tipos de condições climáticas podem gerar cancelamento de voo?

As condições climáticas desempenham um papel crucial na operação segura dos voos. Em muitas situações, estas adversidades podem levar ao cancelamento de voos, afetando passageiros e companhias aéreas. Por isso, é importante conhecer seus direitos nestes casos. Acompanhe a leitura da Liberfly para ver quais são. 

Cancelamento de voo por condições climáticas

Existem diversas razões que levam a companhia aérea a cancelar voo, dentre elas o cancelamento por condições climáticas. No entanto, independentemente da razão, a companhia tem a obrigação de informar o passageiro sobre o cancelamento e oferecer alternativas, além de prestar assistência, conforme prevê a resolução 400 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Qual a obrigação das companhias aéreas?

De acordo com a ANAC, a companhia aérea pode cancelar o voo com até 3 dias de antecedência, a menos que haja circunstâncias imprevistas, como condições climáticas adversas ou problemas técnicos com o avião. Nestes casos de imprevistos, em que não é possível avisar com o tempo mínimo necessário, ela deve informar ao passageiro o mais breve possível sobre a situação e oferecer alternativas para que o consumidor decida a seu favor. 

Quais os direitos dos passageiros nestes casos?

Nos casos de atraso ou cancelamento que excedam uma hora, a ANAC assegura que as companhias forneçam assistência material aos passageiros, conforme o tempo de espera. Além disso, a empresa deve oferecer alternativas para compensar a passagem aérea que foi “perdida” devido ao voo cancelado. 

Assistência material

Todos os passageiros devem ter direito a alimentação e a meios de se comunicarem no aeroporto durante o tempo que aguardam a resolução do atraso ou do cancelamento de voo. 

  • Atraso de 1 hora: acesso à comunicação por parte do passageiro, seja por telefone ou internet;
  • Atraso de 2 horas: alimentação, seja de alguma comida previamente pronta ou um voucher para lanchonetes do aeroporto;
  • Atraso de 4 horas ou mais: hospedagem ou local para descanso, além do meio de locomoção até o lugar.

Se o voo atrasado ou cancelado acabar sendo redirecionado para o dia seguinte, é necessário que a companhia aérea ofereça ao seu passageiro uma estadia em um hotel, bem como o transporte até o local indicado.

Reembolso

Em alguns casos, não é necessário remarcar a viagem quando um voo é cancelado, pois o compromisso poderia ser inadiável. Em situações como essa, quando o voo atrasa por mais de 5 horas graças às condições climáticas, é obrigação da empresa aérea oferecer o reembolso integral.

Ainda, há a possibilidade de a empresa oferecer transporte alternativo em uma mesma data ou posteriormente, dando ao passageiro a oportunidade de chegar ao seu destino sem haver maiores prejuízos.

Já sofreu com cancelamento de voo?

Seja por condições de mau tempo ou por outros motivos, não deixe seus direitos de lado ao passar por um cancelamento de voo. A Liberfly entrega soluções para problemas aéreos como esse em pouco tempo e sem burocracias. Basta que nos envie seu relato para avaliação. Nos casos de aprovação, é possível receber mil reais em até 48 horas. 

Marketing Liberfly
Marketing Liberfly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *