Alternativa viável para muitos funcionários e familiares que buscam métodos mais baratos para viajar de avião, os bilhetes standby apresentam diversas vantagens. Contudo, você sabe o que fazer em caso de adversidades envolvendo essa modalidade de passagem? Portanto, confira tudo sobre o assunto e conte com a Liberfly para evitar problemas e dores de cabeça.
O que são bilhetes standby?
Já pensou comprar uma passagem de avião em branco e sem voo ou destino definido? Pois é, essa a experiência de quem utiliza bilhetes standby. Destinada para empregados e familiares que desejam viajar de forma mais barata, eles são emitidas sem confirmação e podem ser utilizadas caso haja disponibilidade no voo. Dessa maneira, se houver assentos livres dentro da aeronave, é possível embarcar e seguir rumo ao local de preferência.
Como adquirir bilhetes standby?
Caso você esteja pensando em comprar bilhetes standby, é necessário verificar se a sua companhia aérea faz parte do ZED-MIBAL (Zonal Employee Discount). Ao todo são 190 empresas nesse fórum com descontos a funcionários ou pessoas próximas. No Brasil, as empresas que realizam esse tipo de desconto para os empregados são:
- Gol – Cerca de 30 a 50 cotas (passagens de ida e volta);
- Latam – Cotas anuais com descontos de 50% a 100% de desconto a depender da disponibilidade nos voos;
- Avianca – 7 passagens ao ano para destinos nacionais (mediante a pagamento da taxa de embarque);
- Azul – Viagens de forma ilimitada para funcionários. É necessário apenas pagar a taxa de embarque;
Nesse sentido, é possível encontrar bilhetes standby via site MyIDtravel. No portal os empregados devem indicar qual a empresa aérea o login e a senha para ter acesso às rotas disponíveis. Além disso, só é possível fazer compras com 90 dias de antecedência. No entanto, as companhias responsáveis definem as políticas.
Problemas comuns em bilhetes standby
Apesar de vantajosos na maioria dos casos, os bilhetes standby também são traiçoeiros em certos momentos. Afinal, estamos falando de uma modalidade incerta e que depende da situação de momento de cada voo. Sendo assim, é muito comum encontrar viajantes que encontram aeronaves lotadas e não conseguem embarcar.
Se você tiver algum compromisso ou medo de perder hotéis e serviços comprados previamente, também é possível acompanhar a probabilidade de assentos livres ligando para a companhia aérea em questão. Porém se prepare para uma aventura incerta.
Como esse é um benefício disponibilizado apenas para funcionários e possível com assentos que sobram em aeronaves existem algumas desvantagens. Entre elas, os donos dos bilhetes devem aguardar a sua vez para embarcar e são os primeiros a serem negados em casos de overbooking. Com isso, não existe a possibilidade de ações para lidar com essas ocasiões.
Fale com a Liberfly
Somos uma empresa especializada em solucionar questões decorrentes de problemas aéreos como voos cancelados, overbooking, entre outros. Para isso, entre em contato conosco e fale sobre a sua situação. Se aprovada, você poderá receber R$ 1000,00 em até 48 horas!