Seu voo atrasou no Aeroporto Internacional de Brasília? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Neste artigo da Liberfly, vamos explicar o que fazer quando enfrentar essa situação no aeroporto para lidar com ela da maneira correta e sem desespero.
Conheça seus direitos de passageiro
Primeiramente, é importante conhecer seus direitos como passageiro. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabelece regras claras para as companhias aéreas quando ocorrem atrasos de voos. No Aeroporto Internacional de Brasília, assim como em qualquer outro aeroporto do Brasil, essas regras devem ser seguidas.
A ANAC determina que, em caso de atraso de voo, a companhia aérea deve oferecer assistência material aos passageiros. Isso inclui alimentação, acesso à internet e, em alguns casos, acomodação e transporte. O tipo de assistência varia de acordo com o tempo de atraso.
Assistência Material
A assistência material é um direito do passageiro e deve ser oferecida sem custo, independentemente do motivo do atraso do voo. É comum que as companhias aéreas tenham parcerias com restaurantes dos aeroportos, como no Aeroporto Internacional de Brasília, e hotéis locais para cumprir essa obrigação.
Essa assistência varia de acordo com o tempo de espera, a partir de uma hora do horário original do voo. Confira:
- A partir de 1 hora: se o atraso for superior a uma hora, a companhia deve oferecer facilidades de comunicação, como telefonemas e acesso à internet.
- A partir de 2 horas: se o atraso exceder duas horas, a empresa deve fornecer alimentação adequada.
- A partir de 4 horas: e se o atraso for de quatro horas ou mais, a companhia aérea deve oferecer acomodação ou hospedagem, e transporte do aeroporto ao local de acomodação.
Outros direitos por atrasos de voo
Além da assistência material, quando o atraso do voo excede quatro horas, os passageiros pode ser compensados com as seguintes opções:
- Reacomodação de voo: embarcar no próximo voo da companhia para o mesmo destino, caso tenha assentos disponíveis. Se estiver no aeroporto de escala/conexão, também há a possibilidade de embarcar no voo de mesmo destino de outra companhia aérea;
- Reembolso: receber o valor integral ou parcial, referente somente ao trecho utilizado, se for um voo de conexão;
- Remarcar o voo: para data e horário de sua conveniência, sem custo.
Há, ainda, a possibilidade de optar por concluir a viagem por meio de uma outra modalidade de transporte, se estiver no aeroporto de conexão. Vale dizer que, nos casos de remarcação e reembolso no aeroporto de partida, a empresa pode suspender a assistência material.
O mesmo se aplica para quando o passageiro está no aeroporto de conexão e remarca o voo para outra data sem custo ou decide permanecer no local e receber reembolso pelo trecho não utilizado.
Como agir em caso de atraso de voo no Aeroporto Internacional de Brasília
Agora que você conhece seus direitos, vamos falar sobre como agir em caso de atraso de voo no Aeroporto Internacional de Brasília. Primeiramente, mantenha a calma e procure o balcão da companhia aérea imediatamente, portando comprovantes como cartão de embarque. Informe-se sobre a previsão de partida e exija seus direitos de assistência material. Guarde os recibos de gastos extras, como alimentação. Assim, é possível conseguir compensação pelos prejuízos financeiros do atraso.
Se a companhia aérea não cumprir com suas obrigações, você pode registrar uma reclamação na ANAC. Além disso, é possível recorrer ao aconselhamento jurídico para entender melhor suas opções, pois quando se chega com mais de quatro horas de atraso ao seu destino, você pode receber uma indenização por danos morais.
Resolva seu atraso de voo com a Liberfly
Os atrasos de voo são problemas aéreos recorrentes e que podem acontecer em qualquer aeroporto. Além de estar ciente de seus direitos enquanto passageiro, contar com quem entende do assunto é primordial, e a Liberfly pode te ajudar nisso. Envie seu relato para uma avaliação e tenha a chance de ganhar mil reais em até 48 horas.