Alugar um carro pode ser uma ótima opção para ter mais liberdade e flexibilidade durante uma viagem ou mesmo para necessidades do dia a dia. Mas para evitar problemas e garantir uma experiência tranquila, é importante ficar atento aos detalhes que podem prejudicar sua experiência.
7 erros que você deve evitar na hora de alugar um carro
1. Não ler o contrato com atenção
Burocracia nunca é legal, no entanto esse é um erro muito comum e que pode gerar muitas dores de cabeça. Afinal, o contrato de aluguel contém todas as informações sobre as condições do aluguel, incluindo os direitos e obrigações de ambas as partes. Por isso, leia tudo com atenção, tire dúvidas com o atendente da locadora e só assine se estiver de acordo com todos os termos.
2. Não se informar sobre os seguros
As locadoras oferecem diversos tipos de seguros, cada um com suas coberturas e preços. Então, é importante entender o que cada seguro cobre e se ele é realmente necessário para você.
3. Não inspecionar o veículo
Muita atenção nesse detalhe aqui! Antes de pegar o carro, faça uma vistoria completa no veículo, tanto por dentro quanto por fora. Por isso, se você notar qualquer dano pré-existente, como riscos, amassados ou problemas mecânicos, é importante reportar para a locadora. Além disso, é sempre bom ter fotos e vídeos para que comprovem o estado do carro.
4. Não se atentar à política de combustível
Cada locadora possui uma política de combustível específica. Assim, é importante ler atentamente o contrato para saber se o carro deve ser devolvido com o tanque cheio, pela metade ou vazio.
5. Dirigir de forma imprudente
Essa dica funciona para qualquer situação, mas em caso de veículo alugado, é ideal redobrar os cuidados. Afinal, você está dirigindo um veículo alugado, e qualquer dano causado por sua negligência ou imprudência será de sua responsabilidade.
6. Devolver o carro atrasado
Se você tem um planejamento financeiro para sua viagem, lembre-se que atrasos na devolução do carro podem gerar taxas extras consideráveis. Por isso, é importante prever tudo com antecedência para realizar a devolução do veículo no horário combinado com a locadora. No entanto, se ocorrer algum imprevisto, entre em contato com a locadora o mais rápido possível para comunicar o atraso e negociar uma nova data de devolução.
7. Desconsiderar as regras de uso do veículo
Nessa altura do campeonato já deu para entender que ler o contrato é a coisa mais importante na hora de alugar um carro. Por isso, leia atentamente as regras de uso do veículo contidas nele, é importante se atentar as restrições e uso para atividades específicas. Afinal, o descumprimento das regras pode gerar multas e outras penalidades.
Ao evitar esses erros comuns, você garante uma experiência tranquila e segura ao alugar um carro. Por isso, tenha essas dicas sempre mente na hora de fazer seus planos com aluguel de carro.
A LiberFly te ajuda com problemas de aluguel de carro
Se você enfrentou algum problema com aluguel de carro nos últimos 5 anos, não fique no prejuízo. A LiberFly te ajuda a buscar compensação sem burocracia e você pode ganhar até mil reais em 48 horas. Faça uma avaliação e receba a compensação que você merece!