Ao pesquisar por viagens internacionais, já parou para notar que a maioria das opções oferecidas são de voo noturno? Sabia que isso não se trata de uma mera coincidência? Na verdade, existe toda uma dinâmica com estratégias por trás, para apresentar benefícios tanto às empresas aéreas quanto aos viajantes.
A predominância dos voos noturnos internacionais
O voo noturno tem uma presença significativa no Aeroporto de Guarulhos, o maior da América do Sul. Em 2019, dos aproximadamente 37 mil voos com destinos internacionais registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), cerca de 59% – ou seja, mais da metade -, ocorreram entre 18h e 6h, totalizando 22 mil voos.
A grande disponibilidade de voos noturnos partindo do Brasil não se trata apenas de uma questão de horários. Eles escondem estratégias inteligentes que as companhias aéreas tomam para otimizar as viagens, diminuir os custos e, ainda, proporcionar experiências mais agradáveis aos passageiros.
Tudo isso parte de um propósito importante: otimizar a distribuição dos passageiros em seus destinos. É uma solução adotada, principalmente, para destinos na América do Norte e Europa, onde a oferta de voo noturno é mais expressiva aqui no país.
Muitos aeroportos funcionam como hubs, concentrando voos de várias regiões do país. A partir desses hubs, são feitas as conexões com outros voos da companhia, permitindo que os passageiros alcancem seus destinos finais, sejam eles nacionais ou internacionais.
Geralmente, as companhias aéreas preferem realizar estas conexões na parte da manhã, o que torna importante que o voo internacional saia do Brasil à noite. É por isso que o voo noturno desempenha papel estratégico na aviação, especialmente em relação às conexões e oferta de rotas.
Vantagens do voo noturno
Como dito, ao planejar a saída dos voos do país de origem durante a noite, as companhias aéreas garantem uma melhor distribuição dos passageiros em seus destinos, o que maximiza a eficiência operacional e a possibilidade de rotas ofertadas durante o dia.
Outro fator que influencia na preferência pelo voo noturno é o desempenho das aeronaves. Durante a noite, o ar tende a ser mais frio e, por vezes, mais seco, tornando as condições atmosféricas mais favoráveis para decolagens e pousos. O ar mais frio é mais denso, o que facilita a operação de aviões mais pesados, como os que operam voos internacionais, que voam longas distâncias.
Viajar de avião à noite também proporciona vantagens aos passageiros, pois eles conseguem desembarcar no destino final ainda de manhã e, assim, podem aproveitar melhor o dia para turistar. Desta maneira, ainda, terão um dia adicional de viagem. Para aqueles que viajam a negócios, esta estratégia também é vantajosa, já que os permite dormir ao longo do voo para chegarem descansados e produtivos logo no início do dia útil.
Dê um fim aos seus problemas aéreos!
Se já passou por algum inconveniente em viagens aéreas como cancelamentos e atrasos de voo, não deixe seus direitos de lado. Para resolvê-los sem burocracia, envie seu relato para a Liberfly para que possamos analisá-lo gratuitamente. Se tiver aprovação, você pode ganhar mil reais em até 48 horas.