Muitos fatores influenciam o preço da passagem, por isso é importante se atentar aos detalhes na hora da compra. Sabia que a classe tarifária Azul, por exemplo, impacta nos valores, e até mesmo nas conveniências das viagens aéreas? Acompanhe este artigo da Liberfly para entender mais sobre isso.
Classe de Reserva x Classe Tarifária
Antes de mais nada, pode existir uma certa confusão em relação à classe tarifária Azul e as classes de reserva. Por isso, é importante deixar claro que existem diferenças entre os dois conceitos. Uma classe de reserva, também conhecida por classe de voo, se refere às categorias oferecidas pelas companhias aéreas, que variam de acordo com o destino (nacional ou internacional) e da aeronave.
Basicamente, estas classes dizem respeito à cabine em que o passageiro irá viajar. Normalmente, as empresas aéreas oferecem três categorias distintas: Classe Econômica, Classe Executiva e Primeira Classe. Como dito, podem existir variações quanto às classes da viagem.
No caso da Azul, elas são: Econômica, Economy Xtra, Xtra Business e a SkySofa, que é relacionada a um tipo de poltrona na Economy Xtra. Com exceção da Econômica, a maioria delas é exclusiva para voos internacionais.
O que é classe tarifária Azul?
Você já deve ter notado que, mesmo as passagens aéreas em classe econômica podem ter uma grande variação de preços dependendo da data em que você as compra. Isso se deve às chamadas classes tarifárias. Via de regra, quanto antes você comprar, mais barato pagará.
Vamos usar um exemplo hipotético para simplificar. Ao comprar uma passagem de avião com seis meses de antecedência, sua classe tarifária será a X. Outra pessoa compra uma passagem para o mesmo voo, só que apenas dois dias antes da viagem – ele estará praticamente lotado – , e neste caso, ela irá adquirir a classe Y.
Certamente, este bilhete custou muito mais que o seu, no entanto, pode ter mais flexibilidade em relação a cancelamentos, remarcações etc. Além disso, as companhias aéreas podem usar estratégias como oferecer apenas classes tarifárias mais altas em períodos que sabem que terá maior procura por viagens.
As classes tarifárias são identificadas por letras. Ao adquirir uma passagem, é preciso ter acesso a sua classe tarifária e as regras da mesma. Portanto, todas as companhias aéreas são obrigadas a passar essas informações aos clientes. Assim, elas geralmente constam no ticket.
Ao identificar sua classe tarifária Azul, você, ainda, consegue por exemplo, verificar nos programas de fidelidade se ela é elegível ao acúmulo de milhas e upgrades, entre outros.
Quais são as classes tarifárias?
A categorização da classe tarifária Azul pode não ser a mesma da Latam, por exemplo, visto que cada companhia pode usar uma metodologia. No entanto, existem as classes tarifárias mais comuns da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos). São elas:
F: First Class.
J: Business Class.
Y: Economy Class.
W: Premium Economy (tarifa cheia).
Já, em relação às classes tarifárias completas, confira:
Primeira Classe
P: Primeira Classe Premium (tarifa cheia).
F: Primeira Classe.
A: Primeira Classe com desconto.
Classe Executiva
J: Classe Executiva Premium (tarifa cheia).
C: Classe Executiva.
D: Classe Executiva com desconto.
I: Classe Executiva com desconto.
Z: Classe Executiva com desconto.
Classe Econômica
W: Classe Econômica Premium (tarifa cheia).
S: Classe Econômica.
Y: Classe Econômica tarifa cheia.
B: Classe Econômica com desconto.
H: Classe Econômica com desconto.
K: Classe Econômica com desconto.
L: Classe Econômica com desconto.
M: Classe Econômica com desconto.
N: Classe Econômica com desconto.
Q: Classe Econômica com desconto.
T: Classe Econômica com desconto.
V: Classe Econômica com desconto.
X: Classe Econômica com desconto.
Resolva seus problemas aéreos com a Liberfly!
Gostou de entender mais sobre as classes tarifárias? Continue acompanhando o blog da Liberfly para ficar por dentro dos mais diversos assuntos e dúvidas relacionados a viagens aéreas. A Liberfly também está aqui para te ajudar a lidar com problemas aéreos. Se você já passou por algum transtorno como overbooking ou cancelamento de voo, nos envie seu relato. É possível receber até mil reais em 48 horas.