Fundamental para o encaixe e a rotina corrida de aeroportos, o transporte terrestre é uma grande saída para os passageiros. Afinal de contas, é por meio desse serviço que eles conseguem encontrar passagens mais baratas e combinar voos de diferentes localidades. No entanto, o que fazer quando o procedimento não ocorre como planejado? Veja algumas dicas e evite dores de cabeça nessas situações corriqueiras de longas viagens.
O que é transporte terrestre?
Antes de tudo, é essencial entender como funciona essa ferramenta e qual a importância dela para a jornada dos passageiros. Com intuito de expandir as possibilidades e permitir a ocupação de voos que saem de outros aeroportos próximos, o transporte terrestre liga pessoas a diferentes locais. Como esse é um serviço oferecido por apenas algumas companhias aéreas, ele pode ser realizado por meio de ônibus ou outros veículos da empresa.
Tipos de transporte terrestre
A depender da cidade em que os aeroportos estão localizados, os tipos de transporte terrestre podem variar de acordo com a malha viária e infraestrutura. Dessa maneira, ao planejar uma viagem tranquila e sem problemas, dê prioridade para passagens com bastante intervalo de tempo e verifique quais meios podem te levar até o destino. Entre as opções é possível contar com ônibus, metrôs, trens e até mesmo serviços como aplicativos de carona.
Quais problemas podem ocorrer?
Embora o transporte terrestre seja uma excelente solução para ocasiões em que conexões aconteçam em diferentes aeroportos, existem certos problemas. O primeiro está relacionado a pouca disponibilidade. No Brasil, poucas regiões possuem esse tipo de translado, ficando restrito a grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
No caso dos paulistas, a distância entre aeroportos pode ser até mesmo duas cidades. Sendo assim, se você deseja sair de Viracopos, localizado em Campinas, precisará percorrer um longo caminho para chegar em Congonhas e Guarulhos que estão na região metropolitana.
Como lidar com atrasos?
Já que estamos falando de grandes centros, é natural que o trânsito seja problema para todos que se arrisquem em ruas e rodovias. Nesse sentido, o atraso do transporte terrestre pode gerar perdas de voos e deve ser levado em consideração na hora de planejar suas conexões.
Para isso, fique bastante atento no tempo de deslocamento entre os aeroportos e certifique-se de que haverá bastante antecedência na chegada ao outro local. Contudo, caso esse seja um serviço oferecido pela companhia aérea, é possível pleitear compensação por danos morais.
Conte com a Liberfly
Quer solucionar essa e outras questões? Então, entre em contato com a Liberfly e conte sobre a sua situação. Em caso de aprovação você poderá receber até R$ 1000,00 em 48 horas.