Viajar é sem dúvidas uma excelente maneira de conhecer novas culturas e realizar intercâmbios proveitosos e enriquecedores. Porém, dependendo do seu destino o Certificado Internacional de Vacinação será um documento tão valioso quanto o passaporte ou visto. Então, veja tudo sobre o assunto, conheça o passo a passo para emitir o seu e evite imprevistos na hora do embarque.
A importância do Certificado Internacional de Vacinação
Com caráter regulador, o Certificado Internacional de Vacinação tem o objetivo de impedir a proliferação da febre amarela. Nesse sentido, a OMS (Organização Mundial da Saúde) disponibiliza listas atualizadas de países que exigem a apresentação do CIVP.
Emitindo o seu certificado
Após verificar se há necessidade de apresentar certificado no momento do embarque, está na hora de iniciar os procedimentos de emissão.
Esteja com a vacina em dia
Primeiramente, a vacina contra a febre amarela deve estar em dia, caso precise, passe no posto de vacinação mais próximo e guarde o comprovante. Mas cuidado, é preciso tomar a dose 10 dias antes da viagem. Portanto, se organize com antecedência e não deixe para os últimos instantes.
Solicitando o Certificado Internacional de Vacinação
Com todos os passos anteriores realizados, vamos iniciar os trâmites para ter o Certificado Internacional de Vacinação em mãos. Aqueles que receberam a vacina até o dia 29/12/2022, podem consultar se o documento está disponível no ConectSus. Caso contrário, você precisará preencher um formulário e solicitar o seu CIVP.
Para finalizar, tenha em mãos documentos importantes para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação. São eles:
- CPF;
- Comprovante de vacinação digitalizado com dados pessoais, vacina da febre amarela, assinatura do profissional que aplicou a dose, data e identificação da unidade de vacinação;
Se não possuir algumas das informações acima, solicite a segunda via no posto de vacinação.
Evite problemas na hora durante a sua viagem
Precisando de ajuda para solucionar contratempos relacionados a viagens aéreas? Então, entre em contato conosco e conte o seu relato. A Liberfly pode resolver a sua situação. Em caso de aprovação, você receberá até R$ 1000 em 48 horas!