Terminar uma viagem de avião com a bagagem danificada é extremamente frustrante. Afinal, gera preocupações para um momento que deveria ser de lazer ou de sérios compromissos. Por isso, confira o conteúdo que preparamos a seguir.
Ao viajarmos de avião confiamos que nossas bagagens serão tratadas com cuidado e chegarão ao destino de forma correta. No entanto, em alguns casos o resultado é uma bagagem danificada que resulta em atrasos e intercorrências ao passageiro.
Bagagem danificada e agora?
Sempre verifique a mala ao recebê-la
Realize uma inspeção imediata a fim de verificar se há algum dano aparente. Caso encontre irregularidades, como rasgos, quebras ou danos visíveis, registre a reclamação junto à companhia aérea antes de deixar o aeroporto. Tire fotos e vídeos da mala previamente e após o embarque para provar futuras reivindicações.
Comunique o dano à companhia aérea o quanto antes
Antes de mais nada, busque o balcão da companhia aérea e relate o ocorrido de forma detalhada. Apresente as evidências fotográficas, comprovante de despacho e demais documentações relevantes. Desse modo, você receberá um formulário específico para relatar o caso de bagagem danificada.
Para que o processo ocorra da melhor forma, é importante estar ciente de que existem prazos limitados para reportar o problema. Geralmente eles variam com base na política de cada companhia aérea. Portanto, certifique-se de verificá-los a fim de garantir a validade do registro da sua ocorrência
Direito a indenização ou reparo
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em casos de bagagem danificada, a empresa aérea deve realizar o reparo. Ou ainda realizar a troca por uma nova mala. Para violações, uma vez comprovado o dano sofrido, ela também deve pagar compensação correspondente ao passageiro.
É importante manter todos os comprovantes e documentos relacionados ao ocorrido com intuito de facilitar o processo de compensação. Dentre eles número do voo, datas de viagem, descrição dos danos e valor estimado dos prejuízos, por exemplo.
Chega de se preocupar com esse tipo de problema
Não só bagagem danificada, como também cancelamento de voo, overbooking e extravio de malas. Estes problemas aéreos podem acontecer com qualquer viajante e causam uma enorme dor de cabeça. Mas felizmente nossa equipe é especializada em solucionar casos como esses e está preparada para ajudar você!
Então basta enviar o seu relato ocorrido nos últimos cinco anos e aguardar nossa análise gratuita. Se aprovado, você pode receber até R$1000 em 48h úteis! Entre em contato conosco e saiba mais!