LiberBlog - O Blog da LiberFly

Viajar é tudo de bom, mas nenhum viajante está a salvo de enfrentar algum problema. Ter a bagagem extraviada é um dos receios dos turistas na hora de despachar as malas com uma companhia aérea.

Sabemos como é difícil ter que enfrentar situações desagradáveis durante uma viagem, principalmente quando envolve os seus pertences pessoais. Ficar longe das suas coisas e não saber o que aconteceu com a sua mala prejudica toda a rotina de uma pessoa durante os dias de descanso.

Pensando nisso, elaboramos este texto em que apresentaremos dicas sobre como diminuir as suas chances de ter a bagagem extraviada e aprender como solucionar essa situação. Quer saber mais? Então, continue a sua leitura!

Quais são as maneiras de reduzir os riscos de extraviarem a sua bagagem?

O extravio de bagagem é algo que pode acontecer com qualquer viajante que embarca em um avião. Infelizmente, esses inconvenientes não podem ser previstos, contudo, existem algumas precauções que podem ser tomadas para diminuir as chances de enfrentar essa situação durante as suas férias.

A seguir, listamos algumas dicas que você pode seguir para se prevenir e reduzir os riscos das companhias aéreas extraviarem as suas malas:

Identificar a bagagem com nome, telefone e endereço

Sempre antes de viajar, faça questão preencher o campo de identificação disponível nas suas malas com os dados de contato. Dessa maneira, caso a bagagem seja extraviada, a empresa aérea responsável pelo transporte vai conseguir entrar em contato rapidamente para encontrar a melhor maneira de solucionar o inconveniente.

Localizar a mala por GPS

A tecnologia também pode ser uma aliada na hora de evitar que a sua bagagem seja extraviada. Depois de pesquisar o comportamento dos viajantes, as empresas aéreas notaram a preocupação dos passageiros quando se trata das suas malas despachadas.

Sendo assim, algumas companhias permitem a opção de acompanhar a localização da sua mala a partir do código disponível na etiqueta de despacho. Por exemplo, a Delta Air Lines oferece essa vantagem em seu aplicativo Fly Delta.

Além disso, alguns dispositivos, como o TrakDot, também fornecem essa informação em tempo real. Eles são instalados dentro das bagagens, com um peso de 100g, e são capazes de transmitir a localização da mala via SMS no momento em que a mesma chega em um aeroporto.

Não fazer check-in em horário muito próximo ao do embarque

Muita gente adora deixar para fazer o check-in no aeroporto quase na hora de embarcar, deixando para despachar as bagagens no último minuto. Isso acaba causando confusão para a companhia aérea, que precisa acelerar o translado da mesma até o avião, nesses momentos de pressa é possível que aconteça alguma desatenção e algum passageiro atrasado tenha a sua mala extraviada.

Sendo assim, é sempre importante ter atenção nos horários dos seus voos e organizar o seu tempo para chegar com pelo menos duas horas de antecedência. Dessa maneira, as chances da sua bagagem ficar para trás, vão ser ainda menores.

Não colocar na mala de despacho objetos de valor e medicamentos de uso contínuo

As companhias aéreas junto com os oficiais de imigração dos países são responsáveis por verificar o conteúdo dentro das bagagens que são despachadas. Sendo assim, a sua mala vai passar por um raio-x antes de ser colocada dentro do avião. Por isso, a recomendação é que os equipamentos eletrônicos e medicamentos controlados sejam transportados em sua mochila dentro do avião.

Dessa forma, o ideal seria despachar apenas roupas, calçados e artigos que não ofereçam nenhum risco de ter a bagagem inspecionada e que você seja convidado a abrir a sua mala para os oficiais.

Fazer seguro viagem

Viajar é um momento único para todas as pessoas, conhecer novos lugares, diminuir as distâncias e aproveitar dias de descanso é tudo de bom. Contudo, imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa, por isso, contar com uma segurança adicional é essencial para lidar com situações inesperadas, como é o caso de ter a bagagem extraviada.

Existem diversas opções de seguros de viagem, que cobrem desde consultas médicas, internações, assaltos e claro, malas extraviadas por companhias aéreas.

Como agir caso você tenha a sua bagagem extraviada?

Enfrentar o inconveniente de ter a sua mala perdida durante uma viagem é de tirar o humor de qualquer passageiro. Essa situação pode acabar com a empolgação para as férias que são tão esperadas.

Por isso, é importante saber como agir nessas situações, pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais que você pode considerar e evitar o sufoco caso esse inconveniente venha a acontecer durante a sua viagem.

Tenha sempre uma troca de roupa na bagagem de mão

Imagine você chegando na sua viagem dos sonhos após longas horas de voo e no momento de esperar pela mala, a sua bagagem não aparece na esteira como o esperado? Essa situação já aconteceu com milhares de passageiros pelo mundo e nesses casos a melhor opção é contar com um plano B.

Carregar a sua mala de mão com um par de roupas limpas é uma estratégia que não falha. Mesmo que não seja necessário, os viajantes que usam essa precaução pode evitar o inconveniente de ter que comprar novas peças de roupas enquanto a companhia aérea busca pela bagagem despachada.

Guarde os comprovantes

Algumas pessoas não dão importância, mas é importante cuidar dos comprovantes de despacho de bagagem que são entregues junto com seu cartão de embarque. É com essa documentação que você irá recorrer a companhia aérea e aos órgãos responsáveis para reivindicar a sua mala.

Registre o ocorrido na aeroporto e na ANAC

Depois da confirmação do extravio da bagagem, o passageiro precisa entrar em contato com os representantes da companhia aérea e buscar o guichê de atendimento da ANAC dentro do aeroporto. Nesse momento, é necessário manter a calma e apresentar toda a documentação necessária para que os profissionais consigam localizar a sua mala.

Conheça os seus direitos de consumidor

Saber o que exigir da companhia aérea é essencial para que você não tenha nenhum prejuízo com esse inconveniente. Sendo assim, listamos os seus direitos em casos de bagagens extraviadas:

  • caso a mala não seja encontrada imediatamente, solicite uma ajuda de custo para a aquisição de itens de necessidades básicas, como materiais de higiene. O valor varia de acordo com o destino de cada passageiro, em voos nacionais a quantia é de R$305;
  • o passageiro pode solicitar uma indenização da companhia aérea caso a bagagem não seja devolvida após 7 dias em viagens nacionais e 21 dias em voos internacionais;
  • no período no qual o passageiro estiver sem a sua mala, é dever da companhia aérea custear as suas despesas com compras de roupas, calçados e produtos de necessidades básicas;

Ter a bagagem extraviada pode ser uma dor de cabeça se você não tiver os profissionais adequados para auxiliar. Por isso, a LiberFly é uma empresa voltada para ajudar todos os passageiros que enfrentam problemas com as companhias aéreas, intermediado as relações e proporcionando soluções rápidas e menos burocráticas para os viajantes!

E você? Já enfrentou problemas com as suas bagagens na hora de viajar e não sabe como proceder? Então, escreva para a gente em nossa página de reclamações e conte com o auxílio do nosso time especializado!