Nem sempre é possível realizar a viagem na data que foi marcada. Assim, é preciso considerar remarcá-la, mas cada companhia tem suas próprias normas sobre este processo. Pensando nisso, Liberfly preparou este artigo sobre como realizar a remarcação de passagem Latam.
Regras sobre remarcação de passagem
Uma dúvida comum entre os viajantes é sobre a possibilidade de remarcar a data da passagem. Assim, é importante estar por dentro das normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para não evitar prejuízos nessa situação.
Segundo a agência reguladora, a solicitação de remarcação de voo pode ser feita tanto por iniciativa do passageiro quanto por alterações da companhia aérea. Entenda as diferenças de cada caso.
Quando a remarcação ocorre pelo passageiro
Caso a decisão de alterar a data seja do cliente, as companhias aéreas costumam cobrar uma taxa para remarcar o voo. Como cada empresa tem o direito de estipular o preço da multa, é importante estar atento às regras e aos valores no momento da compra para evitar surpresa.
Ainda segundo a ANAC, o passageiro pode desistir da compra sem precisar pagar nada, desde que o cancelamento ocorra no prazo de até 24 horas após o recebimento do comprovante da passagem e com 7 dias de antecedência do dia do voo.
Quando a companhia aérea remarca
Segundo a Anac, as empresas aéreas têm a obrigação de avisar com antecedência qualquer alteração no voo. Ainda, se ela for superior a 30 minutos, em voos nacionais, ou a 1 hora, em voos internacionais, o cliente tem o direito de escolher entre a reacomodação de voo, reembolso por crédito ou por dinheiro.
Remarcação de passagem Latam
Para solucionar todas as dúvidas a respeito da remarcação de passagem Latam, a companhia aérea disponibiliza uma página própria sobre o assunto em seu site com perguntas e respostas. Ela informa que é possível verificar se sua passagem permite remarcações no comprovante enviado ao e-mail no momento da compra ou na seção Minhas Viagens pelo site.
Nesta área, também dá para conferir o custo da remarcação, selecionando uma nova data e voo para sua viagem. O custo vai depender da tarifa que você comprou (poderia incluir uma taxa de remarcação) e da diferença de preço entre o voo original e o novo voo escolhido.
Considere que para fazer uma remarcação sua passagem deve estar vigente, sendo a vigência de 12 meses a partir da data do primeiro voo. Mas se você já estiver no destino, a vigência da passagem de retorno vai depender da estadia máxima da tarifa. Você encontra esta informação no comprovante de compra que Latam enviou ao seu email.
A empresa informa que não é possível fazer a remarcação de passagem Latam pelo site nas seguintes situações:
- Se você já fez o Check-in do seu voo. Nesse caso, fale com a Central de Vendas e Serviços;
- Se sua passagem inclui serviços especiais: menor desacompanhado, pets na cabine e/ou porão, serviço de berço e casos médicos;
- Reservas de grupo ou multidestino;
- Você não poderá fazer alterações de rota em sua viagem.
E quando há alterações no voo?
Se for o caso da Latam ter feito modificações no itinerário do voo, ela informa que oferece a opção de escolher uma nova data sem nenhum custo, desde que seu novo voo seja para o mesmo destino e na mesma cabine do original.
Você pode fazer a remarcação de passagem Latam até 12 meses a partir da data do seu primeiro voo original comprado, somente para viagens que ainda não foram realizadas. Para isso, basta ter seu número de ordem de compra ou código de reserva e seguir os passos a seguir:
- Fazer o login no site com os dados da viagem;
- Conferir os voos disponíveis e selecionar a nova data;
- Escolher o voo que mais te agrade, remarcando também os outros voos do itinerário, se desejar;
- Aceitar os termos e condições para confirmar a remarcação.
Não teve seus direitos de passageiro garantidos?
Como visto, a Anac determina normas quanto a remarcação ou direito de reembolso por cancelamentos e alterações de voos. Estas situações são um pesadelo para muitos viajantes, que por falta de conhecimento ou de paciência, acabam deixando seus direitos para lá.
Mas se você teve algum problema aéreo nos últimos anos, a Liberfly assume ele pra você. Basta enviar seu relato para avaliação. Você pode receber até mil reais dentro de 48 horas úteis.