Seja para estudar ou trabalhar, mudar de país não é uma tarefa fácil. Portanto, para que tudo ocorra como o planejado, é importante conhecer todos os processos que envolvem uma mudança e, consequentemente, desenvolver um planejamento.
Com o intuito de te ajudar, elaboramos um conteúdo completo sobre o processo de mudança de país.
O início
Por que mudar de país?
Primeiramente, é necessário entender a motivação para morar em outro lugar. A resposta deve estar clara, pois mudar de país não é como mudar de bairro ou cidade, envolve custos elevados e um longo processo.
Defina a data
Agora que você já refletiu sobre o assunto, está na hora de definir a data para iniciar o processo de mudança. Por isso, tenha em mente quando você vai mudar – é daqui quatro meses? Um ano? Dois anos?
Lembre-se que o visto pode demorar até 3 meses, portanto, adicione esse tempo logo de início.
O visto de estudante, geralmente, fica pronto em 10 dias. Já o de trabalho pode variar de um a dois meses, dependendo do envio da documentação para o Ministério do Trabalho e Emprego. Por isso, atente-se à documentação!
O processo para mudar de país
Documentação
É uma das atividades mais burocráticas, pois demanda tempo e muita atenção. Dessa maneira, reserve um período para pesquisar sobre os documentos necessários para realizar o seu sonho. Se surgir alguma dúvida, entre em contato com um advogado que possa te auxiliar.
Moradia
Enquanto a documentação não fica pronta, aproveite para pesquisar casas e apartamentos para iniciar uma nova vida. Veja o preço do aluguel, os papéis requisitados e se existe informações sobre a segurança no bairro.
Seguro saúde
Em alguns países, o imigrante não tem acesso rápido ao serviço de saúde, por isso, é necessário avaliar de forma minuciosa a contratação do programa para a família, garantindo a segurança de todos.
Finanças
Para mudar de país é necessário criar um planejamento financeiro, já que é normal demorar um pouco para se estabelecer em um novo lugar. Dessa maneira, não gaste tudo de uma vez, utilize o dinheiro apenas quando necessário.
Vacinação
Por último, atualize a carteirinha de vacinação. Muitos países solicitam as vacinas de Febre Amarela e de Covid-19. Por isso, acesse o site do CIVNET, sistema mantido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e verifique as exigências do país que você vai morar.
Aproveite e conheça os nossos serviços
Se você já passou por problemas aéreos de cancelamento de voo ou extravio de bagagem, saiba que somos especialistas em situações como essas. Dessa maneira, envie o seu caso para a gente e nós avaliamos gratuitamente. Se ele for aprovado, você pode receber até R$ 1000 em até 48h úteis. Entre em contato e junte-se aos mais de 15 mil clientes satisfeitos!