Conferir a política de cancelamento de um hotel antes mesmo de realizar a reserva é de extrema importância. Isso porque os imprevistos podem ocorrer e a consequência talvez seja a necessidade de lidar com multas e taxas. Saiba mais detalhes a seguir.
Ao planejar uma viagem, uma das primeiras etapas é garantir a hospedagem. Mas seja hotel, pousada ou hostel, é fundamental verificar a política definida por esses estabelecimentos em casos de anulação da reserva.
Tal conjunto de regras é chamado de política de cancelamento e varia em cada empresa. Afinal, ela depende de diversos fatores, não só como a duração da estadia e data da reserva, mas também do tipo de quarto.
Importância da política de cancelamento
Esse conjunto de regras protege tanto o hotel quanto o hóspede. Pois no caso do estabelecimento há a minimização das perdas financeiras causadas por desistências de última hora, por exemplo. Enquanto isso, o viajante conta com uma compreensão clara das condições sob as quais ele pode anular a reserva sem penalidades.
Alguns tipos de políticas de cancelamento
- Política de cancelamento gratuito: isento de qualquer custo até um certo período que antecede o check-in;
- Política de cancelamento não reembolsável: não permite reembolso em caso de suspensão;
- Política de cancelamento parcialmente reembolsável: neste caso o reembolso deve ser solicitado até determinado período antes do check-in.
No entanto, também é importante conhecer as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que oferecem o direito de arrependimento no prazo de até 7 dias.
Por fim, entender a essas políticas do hotel evita surpresas desagradáveis. Logo, lembre-se de lê-la atentamente a fim de compreender prazos, custos e flexibilidade. Dessa forma será possível desfrutar da sua viagem com muito mais tranquilidade.
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