Você já se perguntou se pode levar vidro no avião? Seja para transportar aquele perfume favorito ou uma garrafa de vinho especial para presentear, essa dúvida é comum entre os viajantes. Acompanhe o artigo da Liberfly para conhecer as regras e restrições para o transporte de vidros nos aviões para ter uma voo seguro e tranquilo.
Pode levar vidro no avião?
Para saber se pode levar vidro no avião em voos nacionais, é necessário revisar algumas normas que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estabelece. De imediato, a resposta é sim, você consegue transportar vidro no avião, desde que o objeto cumpra com as regras de tamanho, dimensões e volume.
No site oficial do órgão, é possível conferir a lista de permissões e restrições. Com isso, nota-se que não há nada especificando sobre objetos de vidro. As regras da ANAC proíbem objetos cortantes, ou seja, pontiagudos, na bagagem de mão, sejam eles de metal, madeira, plástico ou vidro. Portanto, o problema não é a matéria prima do item do item, mas, sim, sua natureza e conteúdo.
Já em relação aos voos internacionais, as exigências são um pouco mais complexas. Isso porque a questão de se pode levar vidro no avião é bastante restritiva quando o conteúdo é líquido. Confira mais sobre o assunto no tópico abaixo.
Transporte de líquidos
O limite para transporte de líquidos em voos nacionais e internacionais é diferente. Além do spray, creme, pasta e gel também se enquadram no limite para líquidos.
As normas da ANAC preveem que cada embalagem com líquido (shampoos, condicionadores e demaquilantes, por exemplo) deve ter no máximo 500 ml, sendo que cada passageiro pode levar itens que somem até 2 litros, ou seja, quatro embalagens de 500ml.
Já os produtos aerossóis, como desodorantes e fixadores de cabelo, deve estar em embalagens de até 300ml ou 300g. Porém, sem exceder a quantidade de quatro frascos por pessoa. Já líquidos inflamáveis, como a acetona, não são permitidos.
Em relação aos voos internacionais, as restrições são ainda maiores, e podem variar de acordo com o país de destino e companhia aérea. Mas, de maneira geral, para não ter problemas, você deve transportar todos os líquidos, géis, cremes etc. em frascos de até 100 ml. Eles também precisam estar em embalagens plásticas transparentes com mecanismos de fechamento (tipo zip locks).
Transporte de Bebidas
A dúvida de se pode levar vidro no avião também se aplica em relação às bebidas. O transporte de bebidas alcoólicas em voos varia conforme o país de origem, destino, companhia aérea e até mesmo o tipo de voo, seja ele doméstico ou internacional. Basicamente, é proibido transportar bebidas com teor alcoólico acima de 70%.
- Bebidas com teor alcoólico de até 24%: o transporte é permitido em quantidade ilimitada em voos nacionais, desde que as embalagens contenham até 1 litro e estejam lacradas de fábrica.
- Bebidas com teor alcoólico entre 24% e 70%: você poderá transportar até 5 volumes por passageiro, tanto para bagagem de mão quanto para mala despachada. O produto deverá estar devidamente lacrado em embalagem do varejo, e o volume unitário não poderá ser superior a 1 litro. No Brasil, o transporte de bebidas na mala de mão em voos nacionais tem o limite de 5 litros por passageiro (5 garrafas de até um litro cada).
Nos voos internacionais, a restrição é a mesma dos líquidos, até 100 ml por frasco. A exceção ocorre quando a compra da bebida ocorre no duty free, após as verificações de segurança. Ou seja: deixe para fazer suas compras no último aeroporto na volta para o Brasil, mantenha as sacolas lacradas e guarde as notas fiscais.
Relate seu problema aéreo para a Liberfly
Não embarcou por preterição de embarque, overbooking ou mesmo um cancelamento de voo? Não deixe seus direitos de lado. A Lliberfly pode te ajudar nestes e outros problemas aéreos, e não será preciso recorrer a processos burocráticos e enrolados. Basta enviar seu relato para uma avaliação e você terá a chance de ganhar mil reais em até 48 horas.