Lidar com atrasos de voos, embora seja desafiador, é algo que faz parte da vida de passageiros que viajam de avião frequentemente. Agora, se você é um viajante iniciante, se deparar com a situação “perdi o voo” pode ser desesperador. Pensando nisso, a Liberfly preparou este conteúdo sobre como você deve agir diante desta situação.
Perdi o voo! O que devo fazer?
Mesmo que a pessoa planeje uma viagem durante meses, imprevistos que podem levar ao atraso e, consequentemente, à perda de um voo, podem acontecer. No entanto, ao saber que medidas pode tomar nestes casos, os passageiros estarão mais amparados. Confira, abaixo, recomendações do que fazer para lidar com esta questão.
Cancelar a passagem
Ninguém gostaria de descobrir que perdeu o embarque para a viagem tão aguardada ao chegar ao aeroporto. Então, para evitar este choque de “perdi o voo”, uma medida a se considerar para minimizar o dano é cancelar a passagem.
Se o passageiro perceber que não será possível chegar a tempo para o voo programado, ele pode avaliar a opção de cancelamento algumas horas antes do embarque. No entanto, é importante notar que nem todas as tarifas são reembolsáveis, e algumas podem implicar em taxas de cancelamento. Avalie as políticas da companhia aérea e, se possível, cancele a passagem antes da hora marcada para evitar custos adicionais.
Ser realocado no próximo voo
Outra alternativa é buscar a realocação em um voo subsequente para o mesmo destino. As companhias aéreas têm o costume de oferecer esta opção, especialmente se houver voos frequentes para o local desejado. Entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente ou dirija-se ao balcão da companhia no aeroporto para explorar essa possibilidade. No entanto, é importante ter em mente que para que isso aconteça, devem ter assentos sobrando na aeronave.
Além disso, esta solicitação não sai de graça, e o quanto vai custar depende do tipo de tarifa. As tarifas mais caras geralmente não cobram taxa de no-show, ou pelo menos os valores tendem a ser mais baixos. Já se a tarifa for promocional, é certo que terá que pagar uma taxa, que varia de acordo com a companhia aérea.
Remarcar a passagem aérea
“Mas e se eu perdi o voo e não consegui ser realocado em outro avião para o mesmo destino?” Calma, pois nem tudo está perdido. Normalmente, o prazo de validade das passagens é de um ano, a contar da data de emissão. Isso significa que você tem este período para solicitar a remarcação de voo.
Esse é um caminho que permite ajustar a viagem de acordo com a disponibilidade da companhia. Mas, antes, verifique as políticas específicas da empresa aérea em relação a remarcação, incluindo possíveis taxas associadas, e avalie se esta opção é mais vantajosa do que adquirir uma nova passagem aérea.
Reembolso da taxa de embarque
Se você está se perguntando “perdi o voo, tenho direito a reembolso?”, a resposta depende das circunstâncias. Quando as companhias aéreas são as responsáveis pelo atraso que gerou a perda do voo, inclusive os de conexão, o passageiro tem direito garantido ao reembolso. Já nos demais casos, o reembolso também vai depender da política da empresa aérea e da tarifa do bilhete. Geralmente, as tarifas promocionais não dão direito a reembolso.
No entanto, muitos não sabem, mas quando o passageiro perde o voo, é possível pedir o reembolso da taxa de embarque, que integra o valor de qualquer compra de passagem aérea. Esta taxa é destinada à manutenção dos serviços e da infraestrutura dos aeroportos, então se você não desfrutou dos serviços, pode requerer o valor, que não é alto (em torno de R$35 para voo doméstico e R$60 para voo internacional), mas já é alguma coisa.
Problemas com voos? Conte com a Liberfly
Perder um voo, seja por qual motivo for, é uma situação bastante frustrante. Nem sempre as companhias aéreas amparam os passageiros nestes casos, mesmo quando os atrasos são de sua responsabilidade. Se já passou por isso, saiba que a Liberfly pode te ajudar. Basta que nos envie seu relato para que possamos avaliá-lo. Você tem a chance de ganhar mil reais em até 48 horas.