O passaporte é o primeiro passo para quem pensa em viajar para fora do país. Se você está planejando uma viagem internacional, o tema “documentação” já passou pela sua cabeça. Tirar seu passaporte é a primeira etapa para o planejamento do passeio.

Obter o passaporte é algo simples e que pode ser feito sem grandes despesas. O documento é emitido pela Polícia Federal e você terá que comparecer a um de seus postos duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto, e outra apenas para retirar o passaporte pronto.

Apesar de existirem alguns procedimentos burocráticos, a emissão do documento em si não é demorada e muitos países dispensam o visto. Ao se preparar com antecedência, nada vai fugir do cronograma!

Documentos

Todos os documentos necessários para tirar o seu passaporte, que serão apresentados na entrevista com a Polícia Federal (PF), precisam ser originais. Desse modo, caso algum documento esteja rasurado ou ilegível, é aconselhado que você leve outra opção de comprovação ou atualize o documento nas instituições competentes. Para tirar o passaporte é preciso:

• Documento de identificação (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Militar ou de Órgão Público);

• Certidão de Nascimento Atualizada ou Casamento nos casos em que houve alteração no nome;

• Título de Eleitor e comprovação de situação eleitoral regular (voto, multa, justificação);

• Comprovante de situação militar regular para homens de 19 a 45 anos;

• Passaporte antigo (no caso de reemissão);

• CPF.

Importante frisar que brasileiros naturalizados, assim como indígenas, precisam comprovar tal característica por meio dos documentos específicos.

É necessário que você esteja regular com a justiça eleitoral e serviço militar, pois é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte. Caso a checagem aponte divergência, é necessário apresentar título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar.

Confira sua situação no site do TSE e do Exército.  Mais informações sobre documentação no site da Polícia Federal.

Formulário

No site da Polícia Federal, você irá preencher o Formulário de Emissão.

O formulário é simples, rápido e enviado na própria plataforma. É pedido dados pessoais, documentos e dados complementares.

Ao finalizar esse procedimento, será gerado um protocolo com sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.

GRU

Assim que você preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25. Após o pagamento, que acontece no máximo em três dias úteis, você pode agendar o atendimento pelo site da Polícia Federal.

Atendimento

Com a GRU paga e compensada, é possível agendar o atendimento presencial em um dos postos da PF, no próprio site. Você escolhe a unidade mais próxima, bem como dias e horários disponíveis. Existe a possibilidade de reagendamento, respeitando o limite de duas alterações por mês.

Polícia Federal

Na data agendada, é preciso se apresentar à unidade selecionada com 15 minutos de antecedência. Você deve levar toda a documentação original mencionada, além do comprovante do pagamento da GRU.

Não é necessário levar fotografia, pois ela será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimento. A exceção é no caso de crianças menores de três anos, que exigem uma fotografia facial no tamanho 5x7, recente, colorida e com fundo branco.

O atendimento costuma ser rápido. Após uma triagem inicial, você será chamado por uma senha para a conferência dos seus dados. Em seguida, você segue para a coleta de impressões digitais e fotografia.

Após todo esse procedimento, é só aguardar o passaporte ficar pronto. O prazo geralmente é de seis dias úteis e eles te entregarão um protocolo com a data provável de entrega. Também é enviado e-mail com alerta do status da emissão. Você pode consultar o andamento do pedido nesta página.

Passaporte

O passaporte ficou pronto? Então compareça na unidade da Polícia Federal em que foi realizado o atendimento. O passaporte é entregue somente ao titular, por isso leve um documento de identidade original e faça a retirada.

Validade

O passaporte tem validade de dez anos para maiores de 18 anos. Para menores de idade, confira o tempo de vigência do documento:

• 01 ano de validade: crianças de 0 a 1 ano incompleto

• 02 anos de validade: crianças de 1 a 2 anos incompletos

• 03 anos de validade: crianças de 2 a 3 anos incompletos

• 04 anos de validade: crianças de 3 a 4 anos incompletos

• 05 anos de validade: crianças de 4 a 18 anos incompletos

Crianças e adolescentes menores de 18 anos também precisam do passaporte para viajar para fora do país. Por isso, se ele estiver vencido ou próximo de vencer, é necessário cumprir todos os procedimentos novamente.

Visto

Muitas nações não exigem do brasileiro o visto, procedimento oficial de autorização para embarque a outro país. Porém, existe um prazo máximo estabelecido para a permanência do cidadão brasileiro nesses países. No caso de viagem a turismo, provavelmente esse prazo é o suficiente, pois a dispensa do procedimento dura de 90 a 180 dias.

Um dos países que exigem visto de brasileiros são os Estados Unidos, tanto para turismo como para negócios. Para consegui-lo, é preciso cumprir algumas etapas junto a uma das embaixadas americanas (preenchimento de formulários online, pagamento de taxa, agendamento e entrevista presencial) existentes em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre.

Passaporte em mãos?

Tudo pronto para a viagem internacional? Esperamos que tenha corrido tudo bem e sem muita burocracia. Fique atento aos horários de voo e procure chegar com horas de antecedência ao aeroporto. Caso você tenha algum problema, a LiberFly está pronta para te ajudar. Voos atrasados, cancelados, overbooking e bagagem extraviada? Basta preencher o formulário no site e ter em mãos os documentos que comprovem o contratempo. Boa viagem!