Viajar é uma das melhores maneiras de se expandir culturalmente. Afinal, você estará conhecendo novos lugares e pessoas e costumes. No entanto, a gente sabe que as passagens não são acessíveis e viáveis para todos os públicos. Sendo assim, o ID Jovem pode ser uma solução para facilitar as viagens. Venhas entender como e em quais casos isso se aplica.
O que é o ID Jovem?
Ainda desconhecido por muitos, o ID Jovem garante benefícios e descontos para jovens de baixa renda em diversas áreas, inclusive no transporte. Trata-se de um documento digital criado pelo Governo Federal cujo propósito é facilitar o acesso a atividades culturais como shows, eventos, cinema, peças de teatro, entre outros.
Além disso, ele permite que estes jovens, especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, consigam viajar até mesmo de graça em transportes coletivos interestaduais. Mesmo que não consigam a gratuidade integral nas passagens de ônibus, é oferecido um desconto considerável sobre as mesmas.
Como fazer o ID Jovem?
Os requisitos para ter uma ID Jovem é ter de 15 a 29 anos e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), um sistema do governo que reúne informações de famílias de baixa renda. Sendo assim, para ser beneficiário, a renda familiar mensal deve ser de até dois salários mínimos.
O cadastro para conseguir o ID Jovem pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo do documento digital. Será necessário informar alguns dados pessoais, além do NIS (Número de Identificação Social), que pode ser obtido no CRAS, e está presente no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na carteira de trabalho.
Após sua emissão, é possível baixar o documento digital e apresentá-lo sempre que for cabível. Sua renovação acontece a cada 180 dias, e também é realizada pelo site oficial ou aplicativo do programa, ao clicar em “Emitir um novo cartão”. Será necessário preencher novamente seus dados.
Usando o ID Jovem para viagens
Como já abordamos anteriormente, o ID Jovem dá direito a viagens gratuitas ou com descontos na passagem. No entanto, isso se aplica apenas a veículos de transporte rodoviário interestadual, transporte ferroviário interestadual e transporte aquaviário interestadual. Ainda, em relação à primeira opção, são válidos apenas os veículos de categoria básica, ou seja, ônibus leito e semileito não fazem parte do benefício.
Segundo a Lei de número 12.852 e Decreto 8.537, as empresas de transporte rodoviário devem reservar dois assentos em cada carro gratuitamente. Caso estas vagas já tenham sido preenchidas, as empresas devem oferecer passagens com pelo menos 50% de desconto para os jovens do programa.
Sendo assim, se você está buscando usar o ID Jovem para viajar de avião, saiba que as passagens aéreas infelizmente não entram neste benefício do governo. Ou seja, ele não dá direito à gratuidade ou mesmo a nenhum tipo de desconto quanto a compra de voos. No entanto, aqui no blog, já abordamos como é possível conseguir passagem aérea barata. Dê uma olhada se está em busca de alternativas para economizar.
Resolva seus problemas aéreos com a Liberfly
Problemas aéreos, como cancelamento de voos, bagagem extraviada e overbooking são frequentes, e ninguém está a salvo disso. No entanto, você pode escolher lidar com estas situações com ou sem burocracia. Se optou pelo segundo caso, conte com a ajuda da Liberfly. Para isso, nos envie seu relato para uma avaliação gratuita. É possível receber até mil reais dentro de 48 horas.