Estudar no exterior é o sonho de muitas pessoas, afinal, quem não gostaria de aliar a aprendizagem com as experiências de conhecer um novo país? Porém, os custos que envolvem todo este processo costumam ser elevados, o que faz com que poucos tenham acesso a este recurso. No entanto, sabia que há possibilidades de fazer um intercâmbio gratuito ou que custeie grande parte dos gastos?
Existem vários programas ao redor do mundo que oferecem bolsas de estudo para quem deseja estudar fora. Estas bolsas, geralmente, cobrem parte dos estudos ou mesmo todos os custos envolvidos, como taxas de matrículas e tuition. Algumas, até mesmo, chegam a arcar com despesas extras de passagem, visto, moradia e alimentação.
Se você tem esta vontade, então fique de olho neste artigo que Liberfly preparou com iniciativas de alguns países que permitem fazer intercâmbio gratuito (ou quase).
Programas que oferecem intercâmbio gratuito ou com descontos
Atualmente, existem diversos programas que contemplam bolsas para estudos desde o ensino médio ao superior, como pós-graduação e MBA. Claro que cada uma destas modalidades possui exigências específicas, e é preciso estar de olho nelas. Mas, com isso, você terá a possibilidade de ter acesso a um intercâmbio com tudo – ou pelo menos grande parte das despesas – pago. Veja só.
Bolsas de estudos para o Ensino Médio
Sabia que é possível realizar um intercâmbio gratuito logo no Ensino Médio? Por meio da ONG AFS, jovens estudantes têm a oportunidade de fazer o high school americano, por exemplo, com as despesas de passagens, visto, hospedagem, alimentação, seguro saúde e material didático pagas. Além disso, eles recebem uma ajuda de custo de cerca de US$120 mensais.
Outra alternativa é recorrer ao United World Colleges (UWC), que oferece bolsas integrais de estudo a jovens no primeiro ou segundo ano do ensino médio, que tenham entre 15 e 18 anos de idade.
Já o Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos que leva 50 alunos de escolas públicas para um intercâmbio com tudo pago no país. Trata-se de um programa de curta duração, no qual ao longo de três semanas com todas as despesas pagas, os alunos têm acesso a uma série de atividades de cunho comunitário.
Bolsas de estudos para o Ensino Superior
No nível superior, há ainda mais caminhos para se obter um intercâmbio gratuito. Um deles é recorrer às parcerias estabelecidas entre universidades brasileiras e estrangeiras, o chamado convênio. O outro é buscar por bolsas de estudos oferecidas por organizações, empresas e governos.
O Banco Santander, por exemplo, possui convênio com faculdades de diversos países, que concedem apoio financeiro para graduação e pós, com duração que vai de semanas a um semestre ou à graduação completa. A Fundação Carolina já é uma boa opção para quem deseja estudar na Europa, e o foco está em destinos na Espanha, podendo cobrir de 50 a 100% da anuidade.
Já a Fulbright oferece bolsas de estudos para graduação, pós, doutorado sanduíche e nos Estados Unidos, tal como a Lemann Fellowship, que foca em universidades renomadas como Stanford, Harvard, Yale etc. Claro que o processo seletivo é bem concorrido.
Bolsas de Estudos oferecidas por Governos e Embaixadas
Governos de alguns países possuem programas próprios para atrair candidatos estrangeiros. O Brasil mesmo possui fundações que promovem iniciativas para quem deseja estudar fora, oferecendo oportunidades pelo CNPq e pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Confira outros programas para ficar de olho:
- Erasmus Mundus;
- Chevening Scholarships;
- DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst);
- Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP);
- Destination Australia Program (DAP) etc.
Problemas com voos? Conte com a gente
A Liberfly trabalha para proporcionar soluções para seus problemas com viagens aéreas. Se você passou por alguma má experiência como atrasos de voos e bagagem extraviada, entre em contato para saber como podemos ajudá-lo. Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e nos seguir pelas redes sociais.