Ah, a alegria de poder compartilhar momentos especiais com seu pet! Mas, antes de pegar a estrada com seu companheiro de quatro patas, é fundamental se planejar para garantir uma viagem tranquila e segura para ambos. Neste post, reunimos dicas essenciais para você viajar com pet sem preocupações. Confira!
Passos indispensáveis para viajar com pet
1. Consulta veterinária
Antes de qualquer viagem, leve seu pet para uma consulta veterinária. Pois o profissional irá avaliar a saúde do animal, verificar se as vacinas estão em dia e fornecer orientações específicas para a viagem. Além disso, peça ao veterinário uma lista de medicamentos essenciais, como anti-inflamatórios, antibióticos (caso necessário) e remédios para vermífugo. Por fim, não esqueça de solicitar um certificado de saúde atualizado, que pode ser exigido em alguns locais, como hotéis e pousadas que aceitam animais.
2. Documentação em dia
Mantenha a carteirinha de vacinação do seu pet sempre atualizada e leve-a junto na viagem. Além disso, lembre-se que a microchipagem é uma forma segura de identificá-lo em caso de extravio. Por isso, verifique se seu animal já possui o microchip e se os dados estão atualizados. Então, caso você planeje viajar para outro país, consulte as exigências sanitárias e documentais para a entrada de animais.
3. Transporte seguro
Para viagens de avião ou carro, utilize uma caixa de transporte adequada ao tamanho do seu pet. Além disso, certifique-se de que ela seja confortável e ofereça ventilação adequada. No entanto, também lembre-se de que dentro do carro, o uso do cinto de segurança específico para pets ou uma cadeirinha é indispensável para garantir a segurança dele durante o trajeto. E claro! Nunca coloque seu pet no banco da frente do carro, pois ele pode se distrair e causar acidentes.
4. Preparando a mala do pet
Acima de tudo, leve ração suficiente para toda a viagem e, se possível, um pouco a mais para emergências. Além disso, leve tigelas portáteis para água e comida, brinquedos favoritos que podem ajudar a distrair e acalmar seu pet durante a viagem, e uma caminha familiar. Por fim, inclua itens como algodão, gaze, antisséptico, pomada para assaduras, pinça e carvão ativado para casos de envenenamento ou intoxicação
Lembre-se de adequar a viagem às necessidades do seu pet
Pesquise os locais com cuidado:
Antes de reservar a hospedagem, pesquise sobre os locais que permitem a entrada de animais de estimação. Afinal, é importante se informar sobre as regras de cada local, como horários de silêncio, áreas permitidas para cães e possíveis taxas extras.
Lembre-se dos limites físicos do seu animal:
Ao longo do trajeto, se for feito de carro, faça pausas frequentes para que seu pet possa se alongar, fazer suas necessidades e se hidratar. Além disso, fique atento aos sinais de desconforto do seu pet, como vômitos, diarreia, tremores ou falta de apetite. Por fim, é muito importante lembrar de nunca deixar seu pet dentro do carro estacionado, mesmo com os vidros entreabertos.