Hoje, o aluguel de automóvel é uma opção prática e fácil para que m quer explorar novos lugares, mas imprevistos como danos no carro alugado podem surgir. No entanto, não precisa se desesperar! Com as informações corretas, você saberá como agir de forma eficiente para evitar problemas maiores e viajar tranquilo.
O que fazer em caso de danos no carro alugado?
Garanta a segurança:
A sua segurança e a dos outros devem ser a principal preocupação. Por isso, se os danos durante um trajeto, verifique se todos estão bem e, em seguida, sinalize o local do incidente para evitar outros acidentes. Além disso, é fundamental registrar um Boletim de Ocorrência, por isso, entre em contato com a polícia imediatamente após o ocorrido.
Notifique a locadora:
É fundamental comunicar à locadora o dano no veículo, tanto se foi ocasionado ao longo da viagem, quanto se for algo identificado ainda no espaço da locação. Assim, a locadora irá fornecer as instruções necessárias para os próximos passos, como a documentação exigida e os procedimentos a serem seguidos.
Documente tudo:
Documente todos os danos no veículo com fotos de todos os ângulos e anote os dados de toda a situação. Além disso, em casos de danos ocasionados por incidente, guarde o boletim de ocorrência.
Verifique a cobertura do seguro:
Antes de qualquer outra ação, revise cuidadosamente o contrato de aluguel para entender os termos do seguro contratado e suas responsabilidades em caso de danos ao veículo. Além disso, se você possui um seguro adicional, entre em contato com a seguradora para comunicar o ocorrido e seguir os procedimentos indicados.
Agora que você já sabe como lidar com danos no carro alugado, organize sua próxima viagem e tenha uma experiência tranquila. Além disso, lembre-se! Conhecer seus direitos é uma forma de ter segurança na hora de viajar.