Se você está planejando uma viagem no território brasileiro, precisa saber o que pode levar na bagagem de mão no voo nacional e o que poderá ser despachado. Além disso, é preciso ficar por dentro de informações sobre a capacidade e tamanho das devidas malas.
Essas informações são essenciais para auxiliar na organização da viagem, separação dos itens que podem ser lavados no avião junto ao passageiro e aquelas que deverão ser despachadas.
Ademais, é preciso saber todos os detalhes para não levar bagagens fora das medidas permitidas ou até mesmo objetos. Essa situação pode encarecer sua viagem, devido ao pagamento de taxas extras ou mesmo inviabilizá-la.
Portanto, para te auxiliar com informações sobre o que pode levar na bagagem de mão e as regras das principais companhias, elaboramos esse conteúdo bem completo. Leia até o final para ficar por dentro de tudo o que você precisa para uma viagem tranquila e segura.
O que pode levar na bagagem de mão em voo nacional: conheça as regras
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) institui regras específicas em relação ao que pode levar na bagagem de mão nacional. Embora as companhias aéreas tenham liberdade para criar suas políticas internas, elas devem ser baseadas no que o órgão regulador definiu. Veja abaixo um resumo das principais normas:
- Bagagem de mão: 115 cm e até 10 kg de peso.
- Bagagem despachada: consultar condições na companhia aérea.
- Os itens de higiene pessoal pode ser levados na bagagem de mão, desde que sejam distribuídos em frascos de 500 ml e não ultrapasse 2 litros.
- Os perfumes podem ser transportados na bagagem de mão, mas precisam ser transportados em embalagens de até 50 ml.
- Cosméticos aerossóis devem ser transportados em vasilhames de até 300 ml e não pode levar mais que 3 frascos.
As bagagens suspeitas, ou seja, que não estão identificadas, foram abandonas ou violadas, apresente algum ruído, exale odor forte ou sinais de vazamento de alguma substância, deverão ser inspecionadas com o acompanhamento do passageiro.
Se houver recusa de participação no processo de inspeção ou suspeita de presença de material explosivo, o agente pode acionar a Polícia Federal ou alguma autoridade policial presente no aeroporto.
Embora a ANAC seja o órgão regulador máximo, é importante verificar junto à companhia aérea escolhida, os detalhes para saber o que pode levar na bagagem de mão no voo nacional.
Veja as regras da Gol, Latam e Azul, principais companhias áreas que operam no Brasil, sobre transportes de itens e resposta sobre quantos ml pode levar na bagagem de mão voo nacional.
O que pode levar na bagagem de mão no voo nacional da GOL
Os passageiros da Gol podem levar uma bagagem de mão com peso máximo de 10 quilos e nas seguintes medidas:
- 35 cm de largura;
- 55 cm de altura;
- 25 cm de profundidade.
É importante ressaltar que essas medidas incluem rodinhas e bolsos externos. Portanto, é preciso medir cuidadosamente para que a bagagem não ultrapassar os limites. Essa bagagem será transportada na parte superior do avião.
Os passageiros que quiserem levar ainda outra bagagem menor, poderão fazê-lo, mas é preciso ficar atento às medidas referentes ao tamanho. Esse item será transportado na parte inferior do banco no passageiro, portanto suas dimensões devem ser de acordo com o espaço disponível. São elas:
- 32 cm de largura;
- 22 cm de altura;
- 43 cm de altura.
É importante que esse artigo transportado seja leve, pois se ultrapassar os limites de peso, o passageiro terá que pagar uma taxa para despachá-lo, segundo as regras da GOL.
Além de saber o que pode levar na bagagem de mão no voo nacional, é importante conhecer as regras sobre o que não pode ser transportado. A Gol definiu políticas claras proibindo os seguintes itens:
- Objetos pontiagudos ou cortantes;
- Artigos que produzem calor excessivo, pois favorecem a ocorrência de incêndios;
- Armas de choque ou eletrochoque e baterias de lítio com capacidade superior a 100 watts;
- Dispositivos para incapacitação tais como spray de pimenta, entre outros;
- Materiais biológicos;
- Fogareiro de acampamento e recipientes com líquido inflamável;
- Equipamentos de segurança, por exemplo, caixa de dinheiro;
- Armas de brinquedo, réplicas de armas de fogo ou objetos similares.
Os passageiros que viajarem com a Gol e quiserem transportar alimentos, deverão solicitar aprovação prévia da companhia e apresentá-la na hora do embarque.
O que pode levar na bagagem de mão no voo nacional da Latam
A Latam tem duas definições sobre o que pode levar na bagagem de mão no voo nacional. A empresa permite o transporte de uma grande variedade de itens. Veja a seguir quais são as regras.
No compartimento abaixo do banco, na frente, o passageiro poderá levar uma pequena bolsa ou acessório, com as seguintes medidas:
- 45 cm de altura;
- 35 cm de comprimento;
- 20 cm de largura.
Não há cobrança de taxa para esse tipo de item, desde que as dimensões estejam nas regras estabelecidas pela Latam e seja algo leve. Se as determinações não forem obedecidas, o passageiro terá que pagar uma taxa para despachar a bagagem ou deixá-la para trás.
No que diz respeito à mala pequena, surge também a dúvida sobre o que pode levar na bagagem de mão voo nacional. A Latam determina algumas regras para transportar esse tipo de bagagem sem taxa. Veja quais são elas:
- Dimensões: 55 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 cm de largura.
- Peso máximo de 12 quilos para os passageiros que optarem por cabine Economy e 16 quilos, para quem opta pela cabine Premium Economy ou Premium Business.
Em relação às malas para serem despachadas, tanto as dimensões, como a capacidade são maiores. Sendo 158 cm ao todo e até 23 quilos. Os passageiros que desejarem transportar líquidos ou substâncias em gel, ou aerossol deverão fazê-lo na bagagem de mão, ou na pequena. Seguindo sempre as especificações da companhia.
Mas, é preciso atenção, pois além de definir o que pode levar na bagagem de mão voo nacional, a Latam define as regras sobre o que não deverá ser transportado. Por exemplo, objetivo perfurocortantes, substâncias perigosas, produtos químicos, explosivos, inflamáveis ou corrosivos não podem ser transportados.
Quem precisa transportar medicamentos ou alimentos infantis deve comunicar com antecedência e após autorização, poderá transportar os itens necessários na bagagem de mão.
O que pode levar na bagagem de mão no voo nacional na Azul
A Azul é uma grande companhia aérea que oferece voos domésticos, por isso, ela também possui suas regras quando o assunto é saber o que pode levar na bagagem de mão no voo nacional da empresa.
Um dos diferenciais da Azul é a liberação para transportar objetos em substituição à bagagem de mão. Por exemplo, ela permite o transporte de instrumentos musicais, tais como violão e guitarra, mesmo que as medidas não sejam exatamente as mesmas da bagagem de mão. Mas o peso não pode ultrapassar 10 quilos.
Além disso, ela permite o transporte de equipamentos esportivos, mas impõe o limite de até 23 quilos. Nesse caso, eles são classificados como bagagem especial.
Nas bagagens convencionais, podem ser transportados os seguintes itens:
- Guarda-chuvas pequenos e que não tenham ponta;
- Aparelhos eletrônicos, tais como câmeras fotográficas, entre outros.
- Medicamentos e alimentos;
- Líquidos variados, distribuídos em embalagem 300 gramas ou 300 ml e com capacidade máxima de até 1,2 quilos ou 1,2 litro.
A Azul tem uma lista específica para determinar os itens que não podem ser transportados. São eles:
- Granadas;
- Detonadores;
- Ácidos;
- Gás;
- Combustível líquido;
- Fogos de artifício;
- Gases comprimidos
- Extintores de incêndio;
- Venenos;
- Materiais radioativos.
A Azul se reserva o direito de mudar suas políticas internas sobre o que pode levar na bagagem de mão no voo nacional. Por isso, é importante entrar em contato com a companhia na ocasião da viagem, caso tenha alguma dúvida sobre o que pode ou não ser transportado na bagagem de mão.
Como organizar uma viagem nacional gastando pouco, mas se divertindo muito?
Certamente ao ler até aqui, você já sabe o que pode levar na bagagem de mão no voo nacional. Portanto, agora é hora de aprender como planejar uma viagem gastando pouco e ainda assim, se divertindo muito. Veja nossas dicas!
1. Escolha seu destino
Uma dica para economizar nas viagens é optar por destinos com menos apelos turísticos. Ou seja, aqueles que não são tão famosos e por isso, os custos são muito mais baratos.
2. Viaje em baixa temporada
As épocas de férias e feriados prolongados são considerados de alta temporada, ou seja, quando maior número de pessoas optam por viajar. Nesse período, os custos com passagens e hospedagem são mais elevados, elevando os custos da viagem.
Portanto, planeje seu passeio para épocas com menos intensidade de turistas. Além de pagar menos, você poderá aproveitar os passeios, sem grandes tumultos.
Pesquise informações sobre o destino escolhido
Procure saber preços, opções de locais para se hospedar, se alimentar e pontos turísticos gratuitos e pagos. Essas informações são essenciais para o próximo passo.
Elabore o seu orçamento de viagem
Após avaliar as possibilidades mais em conta para viajar, é hora de elaborar um orçamento. Tenha em mente qual o valor total disponível para pagar as despesas da viagem.
Evite usar o cartão de crédito nesse momento, assim você pode aproveitar ainda mais o passeio, sem se preocupar com a fatura do cartão no próximo mês. Evite gastar todo o dinheiro nos primeiros dias. Seja cauteloso para não terminar a viagem com o bolso vazio.
Opte por hospedagens alternativas
Se deseja economizar na hospedagem, uma dica é escolher alternativas mais em conta, tais como hostels, albergues ou alugar casa por temporada. Esta última opção é bastante vantajosa para viagens com maior número de pessoas.
No Airbnb é possível encontrar uma série de opções para locação. Todos os locatários e locadores são devidamente cadastrados, aumentando a segurança durante as negociações.
Alimente-se bem e com economia
A alimentação é uma despesa inevitável. No entanto, é possível comer bem sem gastar muito. Se optar por alugar uma casa, a dica é preparar as refeições no local onde você está hospedado. Caso contrário, veja opções onde há compartilhamento de cozinha. Assim, você pode preparar as refeições, com muita praticidade.
Comprar alimentos nos mercados locais é uma alternativa bastante vantajosa. Além de encontrar opções frescas, é possível conseguir preços mais em conta. Outra opção é conhecer a culinária local. Muitos lugares oferecem comidas de rua com pratos típicos da região.
Para quem não gosta dessa opção, uma dica ótima é pesquisar por preços dos restaurantes mais populares ou com estilo familiar. Além de mais aconchegantes, geralmente os preços são mais acessíveis.
Opte por transporte mais em conta
Pesquise sobre quais são as opções de transporte na cidade onde você ficará hospedado. Se locomover de trem, metrô ou ônibus sairá muito mais em conta que o Uber. Salvo se a viagem for em grupo. Pois o valor total poderá ser dividido, reduzindo assim os custos.
O aluguel de carro também pode ser uma alternativa mais comum, por facilitar a locomoção na cidade, trazendo maior praticidade e comodidade para o dia a dia.
Para quem quer gastar o mínimo possível com transporte, uma dica é locar bicicletas ou optar por fazer todos os trajetos de bicicleta, ou a pé. Além de gerar maior economia, possibilita conhecer melhor a cidade e suas atrações.
Descubra opções de passeio gratuitas ou de baixo custo para se divertir
Pesquise sobre opções de passeio sem custos ou com valores mais atrativos. Tais como praças públicas, museus, praias e demais opções gratuitas. Grande parte das cidades promovem eventos culturais e festivais locais com entrada livre para todos os públicos.
Para quem gosta de aventuras, uma dica é aproveitar as diversões em meio à natureza, tais como passeio em cachoeiras, com acesso por meio de trilhas. Além de ser muito divertido, são opções sem custos ou com valores bastante reduzidos.
Liberfly: a solução para os seus problemas com viagens
Se você planejou uma viagem e teve problemas com o voo, hospedagem, aluguel de carros, ônibus ou cruzeiro, a Liberfly pode te ajudar.
Avaliamos o seu problema e com o prazo máximo de 48 horas, te oferecemos o valor de até R$1000,00, por ele. Compartilhe seu caso conosco e veja como podemos te ajudar.
Para ficar por dentro de informações relevantes como estas, acompanhe sempre o nosso blog.